Brno, a cidade na República Checa que é amor à primeira vista

Brno, a cidade na República Checa que é amor à primeira vista

Brno, a cidade na República Checa que é amor à primeira vista

Artigo de André Cruz Martins 28-01-2020

28-01-2020


Brno é a segunda maior cidade da República Checa e fica situada no leste do país, na região da Morávia. A melhor forma de começar a explorar a cidade é em Nám Svobody, a principal praça. Ao seu redor encontramos belos exemplos de arquitetura art noveau, renascentista e barroca. E também paredes decoradas com grafiti, com muito bom gosto.

Leia ainda: Praga, uma luz dourada no meio da Europa

Brno é um destino boémio, uma vez que dos seus 400 mil habitantes, cerca de 90 mil são estudantes universitários. Durante a primavera e verão, as esplanadas e os jardins enchem-se para aproveitar o bom tempo. É impossível não nos apaixonarmos por esta incrível cidade à primeira vista. Venha connosco à sua descoberta.

Um parque, um ossário e um castelo

Lužánky, em pleno centro histórico, é a zona mais aprazível da cidade. Trata-se de um grande parque arborizado, ideal para relaxar e fazer um piquenique. Se não for facilmente impressionável tem de visitar o famoso ossário que foi descoberto em 2001 debaixo da Igreja de St. James. Acabou por transformar-se em atração turística e trata-se do segundo maior ossário da Europa. Estima-se que mais de 50 mil pessoas estejam enterradas aqui.

Estamos a falar de vítimas de surtos medievais de peste e da cólera, da Guerra dos Trinta Anos e do cerco sueco. É possível fazer visitas guiadas ao local. Às portas de Brno fica a vila de Lednice, cuja principal atração é o seu magnífico castelo. Foi construído inicialmente em estilo gótico e remodelado em estilo renascentista e barroco.

A vida noturna e a gastronomia

Como já referimos, a fortíssima presença de estudantes universitários faz com que Brno tenha uma animada vida noturna. A melhor opção é ir saltando de bar em bar nos bairros do centro histórico, aproveitando o facto da cerveja ser muito barata. Isto para além de ser considerada das melhores do mundo. A noite de Brno só termina na verdade de manhã e por vezes quando o sol já está bem alto. Isto porque a cidade tem a fama de ter as melhores “raves do mundo”.

Veja também: Budapeste, um tesouro imperial ainda por descobrir no centro da Europa

No que toca à gastronomia, um dos pratos mais típicos é o Svícková. Trata-se de carne de vaca com um molho típico da região. Pode ainda deliciar-se com Tatarák – carne crua misturada com ovo, cebola, mostarda e pepino. E para além da magnífica cerveja, não deixe ainda de provar o Modrý Portugal, vinho típico da Morávia.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Brno.

< >

Partilhar Artigo

Top