Cairo, uma cidade histórica, vibrante e com boa gastronomia

Cairo, uma cidade histórica, vibrante e com boa gastronomia

Cairo, uma cidade histórica, vibrante e com boa gastronomia

Artigo de André Cruz Martins

O Cairo, capital do Egito, é a maior cidade do mundo árabe e de África. Quem tem a sorte de percorrer as suas ruas tem a sensação de viajar no passado, enquanto observa as majestosas pirâmides e mesquitas. Mas também há muitas zonas modernas, com arranha-céus e um trânsito caótico. Destino vibrante onde não faltam mercados e mesquitas imponentes, também existem inúmeros restaurantes para provar os deliciosos pratos locais. Venha connosco à descoberta de uma das cidades mais fantásticas do mundo, que se encontra rodeado pelo enorme rio Nilo.

As três pirâmides de Gizé e a Esfinge sem nariz

As três pirâmides de Gizé são a imagem de marca do Cairo. Na verdade, são câmaras mortuárias que foram construídas para acomodar as múmias dos faraós: o pai Quéops, o filho Quéfren e o neto Miquerinos. A grande questão continua a ser como foi possível aos egípcios, sem qualquer tecnologia, terem conseguido erguer pedras de 2,5 toneladas para formar as pirâmides em 2500 a.C. No mesmo complexo das pirâmides encontramos a Esfinge sem nariz. No entanto, enquanto as pirâmides foram formadas por blocos, a Esfinge foi esculpida numa rocha calcária ao longo de três anos.

A Pirâmide de Saqqara e o Museu Memphis

A 30 quilómetros do centro do Cairo encontramos a Pirâmide de Saqqara, considerada a primeira pirâmide a ser erguida no Egito, no século XXVII a.C. É composta por seis mastabas, construídas umas sobre as outras. No Cairo, não deixe também de visitar o Museu Memphis, a céu aberto, onde se destaca uma enorme estátua com 10 metros do rei Ramsés II e inúmeros objetos ligados ao antigo Egito.

O Cairo Islâmico e o Mercado El-Khalili

Passe ainda pelo Cairo Islâmico, que na Era Medieval era uma antiga cidade islâmica e que atualmente é o núcleo histórico da cidade. Lá vai encontrar muitas mesquitas imponentes e ruas antigas com comércio, que pode explorar a pé. Caso pretenda levar recordações do Egito para casa, o melhor local a explorar é o Mercado El-Khalili, onde pode encontrar todo o tipo de produtos e objetos locais.

A deliciosa gastronomia

Os principais pratos típicos são o Kebab, o Fuul (pasta de feijão que provém de feijão frade amassado) e o Kushari (macarrão, lentilhas, grão-de-bico e molho de tomate). Destaca-se ainda o Falafel, um bolinho frito de grão-de-bico misturado com alho, cebola, coentro e cominho. Outra delícia é a Muzagga, a versão egípcia da Moussaka, da Grécia. Trata-se de carne de carneiro com beringelas e tomate, azeite, cebola e muita pimenta. Prove ainda o Fatayeer (panquecas com diferentes recheios) e o Shawarma, já bem conhecido no ocidente.

As casas de café tradicionais e os sumos de fruta

Uma viagem pelo Cairo não fica completa sem a ida a uma casa de café tradicional. Aí é certo e sabido que vamos encontrar a shisha (cachimbo de água), o café turco e o chá de hibisco. A shisha costuma ser de dois tipos: o mu‘assel (tabaco puro) e o tofâh, com sabor a maçã. Por outro lado, durante a primavera e o verão, estão espalhados por toda a cidade bancas que vendem sumos de fruta e saladas de fruta.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Cairo.

< >

Partilhar Artigo

Top