Carcross, o estranho deserto que se formou no extremo ocidental do Canadá

Carcross, o estranho deserto que se formou no extremo ocidental do Canadá

Carcross, o estranho deserto que se formou no extremo ocidental do Canadá

Artigo de André Cruz Martins

Quando pensamos em deserto, associamos a palavra a uma grande região árida e com clima diurno muito quente. E se lhe dissermos que existe um deserto no Canadá localizado numa região onde costuma nevar com frequência no inverno? Estamos a falar do Carcross Desert, no extremo ocidental do Canadá. Fica na província de Yukon e é o deserto mais pequeno do mundo, com apenas 2,5 quilómetros quadrados. É formado por uma faixa de areia e dunas.

Uma explicação para a formação deste deserto

Mas afinal de contas como é que este deserto surgiu nesta zona? Há cerca de 10 mil anos, durante a última Era Glaciar, um lago glaciar chamado Watson Lake existia nesta zona. Quando as temperaturas subiram, os glaciares que alimentavam o lago Watson desapareceram e o mesmo aconteceu com o lago. E só sobrou areia e silte. Hoje em dia, os ventos fortes entre as montanhas continuam a empurrar a areia para o Carcross Desert, preservando as dunas.

No inverno chega a neve

O meteorologista Jonathan Erdman explicou ao site Weather.com a razão para a pouca precipitação neste local. “Deve-se ao facto dos ventos húmidos do nordeste do Pacífico serem intercetados pelas montanhas a oeste e a sul, roubando a maior parte da chuva e da neve dessas tempestades”, refere.

Leia ainda: Churchill, a cidade no Canadá onde pode ficar a um passo de ursos polares

“A época mais húmida do ano ao longo da costa do Golfo do Alasca é a altura em que massas de ar ártico e áridas se acumulam no território de Yukon da Sibéria e do Alasca, o que afasta ainda mais a área de potencial para a precipitação”, acrescenta. No verão, as dunas ficam expostas e a zona é ideal para andar de moto4, piqueniques, campismo e até “sandboard”. Quando chega o inverno, vem a neve, que traz snowboarders e praticantes de esqui.

O que fazer em redor do deserto

No idioma nativo local, esta zona recebe o nome de Naataase Heen, que significa “água a descer por caminhos estreitos”. Isto porque é uma das entradas de uma ponte natural que liga os lagos Bennett e Nares. As tribos alojavam-se aqui, porque havia muitos animais para caçar. O Carcross Desert fica muito perto de uma vila chamada Caribou, que se destaca pelo legado de cultura aborígene canadiana, que pode ser conhecido num museu.

Veja também: As razões que fazem de Montreal a cidade mais bonita do Canadá

No entanto, o melhor a fazer é mesmo explorar a majestosa Montana Mountain. O seu pico principal fica 2208 metros acima do nível do mar e a montanha é atravessada por cerca de 40 quilómetros de trilhos para bicicleta e caminhadas. Pelo caminho, vamos encontrando cabras da montanha.

Percorra a galeria e veja mais imagens do deserto Carcross.

< >

Partilhar Artigo

Top