As cataratas e outros cenários naturais deslumbrantes da Foz do Iguaçu

As cataratas e outros cenários naturais deslumbrantes da Foz do Iguaçu

As cataratas e outros cenários naturais deslumbrantes da Foz do Iguaçu

Artigo de André Cruz Martins

Foz do Iguaçu, cidade no estado do Paraná, no sul do Brasil, é conhecida internacionalmente pelas suas incríveis cataratas. O passeio começa no Centro de Receção de Visitantes, no Parque Nacional do Iguaçu. De seguida, os visitantes deslocam-se de autocarro panorâmico para o interior do parque, enquanto observam a fauna e a flora envolventes.

Quando se chega perto das cataratas é impossível ficar-se indiferente ao seu cenário grandioso e ao som ensurdecedor da água a cair. São 275 quedas de água, com uma média de 65 metros de altura, ao longo de 2780 metros de comprimento.

O acesso às Cataratas do Iguaçu pode também ser efetuado pela Argentina, através do Parque Nacional Iguazú, dada a grande proximidade com a fronteira deste país. É possível também fazer uma viagem de helicóptero a sobrevoar a zona.
Para além das cataratas, há muito mais para ver e explorar em Foz do Iguaçu, como perceberá pelas linhas que se seguem.

O Parque das Aves e o Refúgio Biológico

O Parque das Aves é outro local de grande beleza paisagística. Possui uma área de 17 hectares de mata nativa, onde nos deparamos com aves tropicais raras. Existe ainda um borboletário, um viveiro de beija-flores e uma zona de répteis, onde se encontram cobras, serpentes e jacarés.

Leia ainda: Paraty, o destino brasileiro que é um poço de cultura e famoso pela gastronomia

Já o Refúgio Biológico, no Complexo de Itaipu, destaca-se pelo grande número de espécies vegetais e animais nativos. É possível conhecer o trabalho de conservação e chegar perto dos animais.

O Marco das Três Fronteiras

No ponto em que fazem fronteira comum, Brasil, Argentina e Paraguai estabeleceram os seus limites territoriais mas selaram igualmente uma união territorial. Tal foi feito através da construção de obeliscos que passaram a ser chamados de Marco das Três Fronteiras.

O local é composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu (Brasil), outra em Ciudad del Este (Paraguai), e ainda mais uma em Puerto Iguazú (Argentina). Cada uma tem as bandeiras dos respetivos países e proporcionam uma vista deslumbrante para os países vizinhos.

Não perca a oportunidade de dar uma saltada a Ciudad del Este, um ótimo destino para compras. E também a Puerto Iguaçu, onde a principal atração turística é o Parque Nacional do Iguazu, com muitas opções para trekking.

Excelente gastronomia

Não faltam bons restaurantes em Foz do Iguaçu. O Bendito, que abriu no final de 2017, oferece delícias como bolinhos de mandioca com costela e de abóbora-cabotiá com carne seca. E também picanha e para o T-Bone. O Empório com Arte funciona numa casinha de madeira e os pratos mais conhecidos são o mix de pastéis , o bife à cavalo e o pato confit.

Veja também: As razões que fazem de Porto de Galinhas um dos melhores destinos de praia no Brasil

Recomendamos ainda o Castelo Libanês, nos arredores da Mesquita da cidade. Fazendo jus ao nome, há clássicos da comida libanesa, como homus, babaganouch, shawarma e arroz com lentilhas. Atenção que aqui não são servidas bebidas alcoólicas.

Percorra a galeria e veja mais fotos da Foz do Iguaçu.

< >

Partilhar Artigo

Top