Churchill, a cidade no Canadá onde pode ficar a um passo de ursos polares

Churchill, a cidade no Canadá onde pode ficar a um passo de ursos polares

Churchill, a cidade no Canadá onde pode ficar a um passo de ursos polares

Artigo de André Cruz Martins

Churchill é uma cidade do estado de Manitoba, situado nas margens da Baía de Hudson, no Canadá. O que a torna especial é a enorme quantidade de ursos que lá existem. Especialmente polares, mas também pardos. De tal forma que é apelidada de “capital mundial dos ursos polares”. Esse facto tem sido chamariz para muitos turistas, que surgem pouco de todo o mundo para visitar uma cidade com apenas cerca de 1000 habitantes.

No entanto, tenha cuidado com os animais. Eles são muitos e são bastante ameaçadores quando estão com fome, abandonando as montanhas próximas e invadindo as ruas da cidade. Por isso, há guardas armados e câmaras espalhados pela cidade para proteger a população e os turistas dos animais que vivem soltos.

Excursões vão até junto dos ursos

Os habitantes de Churchill têm o hábito de deixar cães de guarda no exterior das casas, para alertarem se algum urso se aproximar. A noite mais perigosa do ano é de 31 de outubro, quando se festeja o Halloween e as crianças saem para a rua para pedir doces aos moradores. Na noite de Halloween de 2013, dois jovens ficaram gravemente feridos em pleno centro da cidade, depois de terem sido atacados por um urso.

Leia ainda: Quebeque, encanto europeu pintado de cores celestiais

Apesar do perigo, há empresas que organizam safaris até junto do habitat natural dos ursos. A aproximação é feita num veículo especial que nos protege dos ataques dos ursos. Ainda assim, os experimentados guias têm sempre muito cuidado, sabendo até onde podem ir.

Auroras bureais e observação de pássaros

Para além dos ursos, Churchill é um paraíso para quem gosta de observar pássaros, havendo empresas que organizam essa atividade. É também um local fantástico para observar auroras bureais. Juntar na mesma fotografia um urso e a aurora bureal é o grande objetivo da maioria dos aventureiros que se deslocam a esta região.

Visite Winnipeg, capital do estado de Manitoba

Se estiver por Churchill, não deixe de visitar Winnipeg, a capital do estado de Manitoba. Destaca-se pela mistura entre construções modernas e outras do século XIX. Winnipeg é uma cidade que dedica muita atenção à cultura. Existem todos os dias peças de teatro e com grande frequência espetáculos de ópera e de balé.

Veja também: Otava, a cidade mais bilíngue do mundo

Não deixe ainda de visitar o Museu dos Direitos Humanos. O grande evento anual é o Folklorama, o festival de folclore mais antigo do mundo, que se realiza em julho. Este evento destaca a culinária exótica e a herança étnica da população local.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Churchill.

< >

Partilhar Artigo

Top