A famosa cerveja, a grandiosa sinagoga e a cidade subterrânea de Pilsen

A famosa cerveja, a grandiosa sinagoga e a cidade subterrânea de Pilsen

A famosa cerveja, a grandiosa sinagoga e a cidade subterrânea de Pilsen

Artigo de André Cruz Martins 18-02-2020

18-02-2020


Muitas pessoas associam Pilsen, a quarta maior cidade da República Checa, à produção de cerveja. E com toda a lógica, pois foi lá que a cervejaria Pilsner Urquell foi estabelecida no ano de 1842. E deu nome ao tipo pilsener, o género de cerveja mais consumido no mundo inteiro.

Leia ainda: Praga, uma luz dourada no meio da Europa

Se for apreciador desta bebida, é obrigatório realizar o Tour da Fábrica Pilsner Urquell. Aqui vai conhecer a história da Pilsner Urquell e do criador da cerveja pilsen, o bávaro Josef Groll. E também visitar as instalações originais de 1842 e as atuais. E, claro, provar várias cervejas e aprender sobre a forma como são produzidas.

Uma cidade verde e dois grandiosos templos religiosos

Pilsen fica a uma hora e meia de comboio da capital Praga. Destaca-se por ser uma cidade verde, com muitos parques. É por isso que na primavera e no verão ganha outro encanto. No centro histórico, destaca-se a catedral gótica de São Bartolomeu, na Praça da República. Muito perto encontra-se outro templo religioso ainda mais majestoso, a Grande Sinagoga de Pilsen, construída em estilo mourisco-romano.

Trata-se da segunda maior sinagoga na Europa. Graças à sua localização entre outros prédios, conseguiu sobreviver aos bombardeamentos dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Este lugar tem uma sala de exposições e graças à excelente acústica, costuma receber concertos.

A cidade subterrânea

Em Pilsen, não deixe de visitar a sua incrível cidade subterrânea, descendo 12 quilómetros abaixo da superfície. Foi originalmente construída no século XIV e abrangia um total de 19 quilómetros. É possível explorar 800 metros do seu interior e passar por um labirinto de túneis, caves e poços.

Veja também: Budapeste, um tesouro imperial ainda por descobrir no centro da Europa

A cidade subterrânea tinha a função de esconder comida a cerveja e também possuía estabelecimentos artesanais. Hoje em dia, os visitantes têm uma ideia de como era o dia-a-dia de uma cidade medieval. É obrigatório usar capacete e as crianças até aos três anos não podem entrar. A temperatura baixa até aos 5 graus, mesmo que o dia lá fora registe temperaturas de verão. Por isso, vá prevenido com um casaco.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Pilsen.

< >

Partilhar Artigo

Top