Colónia, a cidade que alia cultura e diversão como poucas

Colónia, a cidade que alia cultura e diversão como poucas

Colónia, a cidade que alia cultura e diversão como poucas

Artigo de André Cruz Martins

Colónia, no centro-oeste da Alemanha, é sem dúvida uma das mais interessantes cidades germânicas. Banhada pelo rio Reno, é a quarta mais populosa do país e tem uma vida cultural intensa. É também um dos destinos germânicos mais boémios. Caso queira experimentar um ambiente de saudável loucura, faça uma visita durante o carnaval, que começa todos os anos às 11h11 do dia 11 de novembro. É muito fácil chegar a Colónia desde Portugal, havendo voos diretos desde Lisboa e do Porto.

A quinta catedral mais alta do mundo

A principal atração turística da cidade é a Catedral de Colónia. Construída em estilo gótico, conseguiu resistir aos bombardeamentos dos aliados na Segunda Guerra Mundial, apesar de ter sido atingida por sete bombas. É o local na Alemanha mais visitado por turistas.

Destacam-se as torres com 157 metros de altura, o que a tornam na quinta igreja mais alta do mundo. Pode subir ao seu topo e desfrutar de uma vista deslumbrante, desde que esteja disposto a subir 510 escadas.

Leia ainda: À descoberta de Turku, o paraíso escondido na Finlândia

Foi classificada como património da Humanidade em 1996 e em 1164, foram trazidas de Milão os supostos esqueletos dos Três Reis Magos. Os seus restos mortais estão atrás do altar, numa arca de ouro e prata, ornamentada com pedras preciosas. Colónia é conhecida pela capital do românico, pois tem 12 igrejas construídas neste estilo. A Igreja de St. Martin, na cidade velha, é a mais emblemática.

A “ponte do amor” e o Museu Ludwig

Muito perto da catedral fica a famosa Ponte Hohenzollern, também conhecida como “Ponte do Amor”. Isto porque existem milhares de cadeados colocados por casais apaixonados. A chave é deitada fora, simbolizando o seu amor eterno. Os cadeados chegaram a pesar mais de duas toneladas e por razões de segurança muitos foram retirados. Hoje em dia, é possível colocar cadeados, mas mais tarde ou mais cedo muitos irão de novo ser retirados.

O Museu Ludwig, em Colónia, é um dos mais importantes museus alemães. É especializado em obras de arte moderna, com destaque para os movimentos impressionista e contemporâneo. Estão expostos vários quadros de Pablo Picasso, Henri Matisse, Oskar Kokoschka, Paul Klee, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Max Ernst e muitos outros.

A cerveja Kölsch e os pratos típicos

A Kölsch, considerada uma das melhores cervejas do mundo, é produzida em Colónia. Nos bares e restaurantes da cidade, é sempre servida em copos de vidro compridos e estreitos, com 20 cl de capacidade. Não faltam cervejarias na cidade, onde pode provar verdadeiras delícias, acompanhadas por muita cerveja Kölsch.

Veja também: 5 destinos que já não podem ver turistas à frente

A entrada mais típica é o Hahn – meio pãozinho com manteiga e queijo gouda, servido com pepino e mostarda. Um prato famoso é o Himmel un Ääd, que consiste em morcela com puré de batatas, maça e cebola. O pernil de porco é outra comida muito apreciada, muitas vezes acompanhado por molhos adocicados.

O famoso Carnaval

Quem pensa que os alemães são sempre muito contidos e não sabem divertir-se com exuberância deveriam visitar Colónia no Carnaval. As festividades começam todos os anos começa às 11h11 do dia 11 de novembro. Durante cinco dias a cidade transforma-se por completo.

Milhares de pessoas vêm do resto do país e do estrangeiro, enchendo as ruas de manhã à noite. Há muitos desfiles, festas e animação praticamente 24 horas por dia. E todas as pessoas têm de estar mascaradas, sendo usual que os locais preparem os seus trajes com muita antecedência. E, claro, tudo é regado com muita cerveja Kölsch.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Colónia.

< >

Partilhar Artigo

Top