Cotswolds, uma viagem à Inglaterra profunda das cidades e vilas pitorescas

Cotswolds, uma viagem à Inglaterra profunda das cidades e vilas pitorescas

Cotswolds, uma viagem à Inglaterra profunda das cidades e vilas pitorescas

Artigo de André Cruz Martins

Existe uma Inglaterra profunda, com pequenas cidades, vilas e aldeias pitorescas que merecem ser descobertas. Estamos a falar da região de Cotswolds, no centro-sul do país, a cerca de duas horas de carro de Londres. Esta zona com cerca de 2 mil quilómetros quadrados é limitada por um rochedo de calcário jurássico, que cria uma paisagem muito diferente da que estamos habituados a ver no Reino Unido. Apesar de ser uma área de dimensão considerável, só tem cerca de 85 mil habitantes.

Leia ainda: Uma viagem por Lake District, a bela Inglaterra que poucos conhecem

Saiba o que há de melhor para descobrir em três das cidades mais interessantes neste destino com beleza deslumbrante. Não por acaso, Cotswolds serviu de cenário a conhecidas séries televisivas ou filmes: Harry Potter, O Diário de Bridget Jones, Orgulho e Preconceito Alice no País das Maravilhas e Downton Abbey, entre outros.

Bourton-on-the-Water, a “mini Veneza”

Bourton-on-the-Water é uma das mais bonitas cidades de Cotswolds. Este lugar de encantar cresceu em torno do rio Windrush, destacando-se as várias pontes de pedestres e os pequenos canais. Daí a alcunha de “mini Veneza”. Há várias lojas que vendem artesanato e no Motoring Museum vai encontrar carros e brinquedos antigos. Passe ainda pela BirdLand,um parque com mais de 500 aves e onde também há pinguins. Tenha em atenção que a partir das 17h00 quase todas as lojas fecham em Bourton-on-the-Water. Apenas alguns restaurantes permanecem abertos.

Stratford-upon-Avon, a cidade de Shakespeare

Stratford-upon-Avon é outra cidade que tem de conhecer em Cotswolds. A sua atração mais famosa é a casa onde o famoso dramaturgo poeta, escritor e dramaturgo William Shakespeare nasceu. Trata-se de uma casa medieval ao lado da qual foi construído um prédio moderno onde existe uma exposição de objetos pessoais de Shakespeare.

Veja também: Sol, excelentes praias e boa gastronomia em Inglaterra? Sim, isso é possível no condado de Devon

Aliás, tudo em Stratford-upon-Avon gira em torno do escritor, pois foi aqui que ele nasceu e viveu até aos 20 anos. Pode por exemplo visitar a casa onde Anne Hathaway (a esposa de Shakespeare) nasceu e cresceu. É bastante grande e fica numa fazenda. Já Hall’s Croft é a casa da filha mais velha de William Shakespeare, Susanna. E a Mary Arden’s Farm foi a fazenda onde nasceu a mãe de Shakespeare, Mary Arden.

Bibury, a cidade mais pitoresca de Inglaterra?

Bibury é outra cidade lindíssima. Não por acaso, foi nomeada pelo famoso escritor do século XIX William Moris como a cidade mais pitoresca da Inglaterra. Em St. Mary, a praça principal, vai encontrar lojas, cafés e restaurantes com esplanada. Mas a área mais bonita é a Arlington Row, um conjunto de casas e chalés construídos nas famosas pedras de Cotswolds. E para uma refeição diferente, vá até à Trout Farm, onde é possível pescar a sua própria refeição.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Costwolds.

< >

Partilhar Artigo

Top