Dubai, onde tudo é grandioso

Dubai, onde tudo é grandioso

Dubai, onde tudo é grandioso

Artigo de Redação

Há poucos anos, Dubai não despertava sonho ou interesse em ninguém. Aliás, pouca gente tinha ouvido falar desta cidade, um dos sete Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio.

Para olhos ocidentais era apenas uma pequena interrogação fincada nas areias de um deserto sem fim, onde nada poderia existir além de calor e pó. Nem mesmo a informação sobre as praias de águas muito azuis às margens do Golfo Pérsico ajudava a convencer alguém a viajar para lá. Golfo Pérsico? Nos anos 90 esse nome soava a algo como Faixa de Gaza ou sul do Líbano hoje em dia.

Em apenas três décadas Dubai passou de vilarejo de mercadores a destinos de luxo

Mas as coisas mudaram por lá. E mudaram rapidamente! Em apenas três décadas Dubai passou de vilarejo de mercadores árabes a um dos destinos de luxo mais cobiçados do Mundo. Não era nada e inventou-se completamente. Transformou-se num ícone de modernidade, onde prédios futuristas, shoppings gigantescos e hotéis de sete estrelas nasceram das areias por onde circulavam apenas camelos.

Dizem que no Dubai tudo é possível. E parece que sim.

Atrações a não perder!

Não faltam sugestões de roteiros para fazer da viagem ao Dubai uma experiência única para quem a visita, para passar férias, fazer negócios ou, simplesmente, ir às compras. Veja algumas atrações que não podem faltar em qualquer roteiro, levando em consideração a parte antiga e tradicional e a moderna, conhecida por “New Dubai”.

Um passeio fascinante por onde tudo começou. O tour leva a Bur Dubai e Deira, dois bairros que mais refletem as raízes históricas do Dubai e representam o coração pulsante da economia tradicional da cidade, carregando muito da sua herança cultural e arquitetónica.

Palácios, obras faraónicas, arquiteturas monumentais, shoppings extravagantes, marcas internacionais, carros de luxo, ilhas artificias, o edifício mais alto do Mundo, hotéis pujantes… Tudo isto forma o cenário cosmopolita e arrojado da cidade.

< >

Guia do viajante

Onde ir

Dubai Creek
Al Bastakia
Dubai Museum
Souk de Tecidos
Travessia de Abra
Souk do Ouro e o Souk das Especiarias
Dubai Marina
The Palm Jumeirah
Madinat Jumeirah
Burj al Arab
Mesquita de Jumeirah
Sheikh Zaeyd Road
Burj Khalifa
Dubai Mall
Mall of the Emirates

Onde comer

Al Muntaha
La Baie
Signatures
Pierchic
Cactus Jacks
Thattukada
Noodle House

Onde ficar

Bab Al Shams Desert Resort & Spa
Hyatt Regency Dubai
The Westin Dubai Mina Seyahi Beach Resort & Marina
Le Royal Meridien Beach Resort & Spa
Grand Hyatt Dubai
The Meydan Hotel
The Ritz Carlton-DIFC
Armani Hotel Dubai
The Address Dubai Marina
Movenpick Hotel Jumeirah Beach
Jumeirah Beach Hotel
Carlton Tower Hotel
Golden Tulip Albarsha

Clima

As temperaturas variam em torno de 10° C à noite no inverno (dezembro a março), até 49° C pela manhã no verão (junho a agosto). A melhor época para visitar é de outubro a abril, quando as temperaturas estão perfeitas para passar dias agradáveis e longos na praia e sair à noite.

Documentos

Passaporte com validade mínima de três meses a contar da data de regresso.

Outras Informações

Moeda A moeda oficial é o dirham Idioma Árabe (de um modo geral, o inglês é falado como segunda língua) Fuso horário + 4 horas Free shop Há um bom perto das esteiras das bagagens do aeroporto. A franquia de entrada permitida é de 400 cigarros ou 250 gramas de charutos, 200 ml de perfume e quatro litros de vinho ou outra bebida alcoólica. Deve evitar Sentar-se de forma a que as solas dos pés apontem na direção de alguém (é considerado ofensivo); fotografar mulheres (estritamente proibido) e edifícios governamentais; tomar bebidas alcoólicas diante de muçulmanos (pode nos hotéis, bares, discotecas e restaurantes que as sirvam); fotografar homens sem pedir autorização Vestuário Roupa de algodão larga e confortável veste bem o ano todo; o uso de chapéu também é aconselhável, devido ao calor durante o dia. As noites de inverno podem ser surpreendentemente frias e é melhor preparar-se para enfrentar fortes ares-condicionados. Embora Dubai seja, geralmente, indulgente, vista-se com modéstia ao passear pela cidade. Saias compridas ou calças e blusas de manga curta são essenciais, principalmente, durante o Ramadão. Comportamento em público O comportamento individual em público deve ser contido; a embriaguez e as exibições de afeto evidentes são ofensivas à cultura muçulmana, além de ilegais. Segurança O Dubai é uma das cidades mais seguras do Mundo, com taxas de criminalidade muito baixas, o que significa que passear pela cidade é muito seguro. Como é uma cidade grande, é necessário ter algumas precauções sensatas. As mulheres não terão grandes problemas ao passearem sozinhas pela cidade, porém, usar roupa mais modesta pode chamar menos a atenção nas zonas mais tradicionais da cidade.

Partilhar Artigo

Top