Na cidade mais fria do mundo está ainda mais frio do que é normal

Na cidade mais fria do mundo está ainda mais frio do que é normal

Na cidade mais fria do mundo está ainda mais frio do que é normal

Artigo de Sofia Sérgio

Utqiavik é uma das cidades mais frias do mundo e fica no Alasca. Desde novembro de 2018 que está mais fria do que o normal, devido a um aquecimento que tem como nome “noite polar astronómica”.

Já se imaginou a viver sem sol? E durante vários dias? Será que ia aguentar? Pois, a maioria das respostas são que não. No entanto, há locais no mundo que ficam sem sol durante vários dias. O nome que se dá a esse fenómeno é “noite polar”. Existem três categorias: a astronómica, a civil e a náutica.

Astronómica

É a que normalmente acontece em locais como o Alasca e a Noruega. O acontecimento é a ausência de sol durante mais de 24 horas, e pode durar dias.

Civil

O sol aqui encontra-se a metade, ou seja, apenas vê-se metade do sol no horizonte. Com isso é possível fazer atividades, pois há luz, como também é possível aquecer um pouco as casas.

Náutica

Acontece a náutica quando apenas é possível ver o sol numa parte do dia, mais precisamente ao meio-dia. É um período de tempo curto, porém às vezes é o essencial para fazer trabalhos. O fenómeno inverso a este tem como nome “Sol de meia-noite”. É exatamente o oposto, visto que o sol pode durar mais tempo do que o normal.

 

Partilhar Artigo

Top