Egito, o país das pirâmides, dos faraós e das praias paradisíacas

Egito, o país das pirâmides, dos faraós e das praias paradisíacas

Egito, o país das pirâmides, dos faraós e das praias paradisíacas

Artigo de André Cruz Martins

Se sempre quis fazer uma viagem ao Egito mas ainda não concretizou esse sonho, os próximos meses poderão ser a altura indicada. Isto porque o Egito foi o país no norte de África em que o turismo mais cresceu em 2018, comparando com o ano anterior. Mais concretamente 16,5%, de acordo com dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

< >

Segundo o WTTC, este crescimento está essencialmente ligado à melhoria das condições de segurança. O que voltou a atrair muitos visitantes internacionais, depois de um período de declínio. “Embora o setor ainda não recuperado totalmente os níveis anteriores à crise, o valor da economia egípcia em 2018, 26 biliões de euros, é o mais saudável desde 2010”, sublinha o WTTC.

Leia ainda: Túnis, a porta de África

O Egito é um país enorme e eclético que oferece diferentes tipos de turismo para uma viagem de sonho. Elegemos como melhores destinos a capital Cairo, a histórica Alexandria e Sharm-el-Sheikh, no Mar Vermelho, onde poderá passar uns dias de sonho num dos vários resorts existentes. Venha connosco.

Cairo

As três pirâmides de Gizé são a imagem de marca de Cairo, capital do Egito. Na verdade, tratam-se de câmaras mortuárias que foram construídas para acomodar as múmias dos faraós: o pai Quéops, o filho Quéfren, e o neto Miquerinos. A grande questão continua a ser como foi possível aos egípcios, sem qualquer tecnologia, terem conseguido erguer pedras de 2,5 toneladas para formar as pirâmides em torno de 2500 a.C. No mesmo complexo das pirâmides encontramos a Esfinge sem nariz. No entanto, enquanto as pirâmides foram formadas por blocos, a Esfinge foi esculpida numa rocha calcária ao longo de três anos.

A 30 km do centro do Cairo encontramos a Pirâmide de Saqqara, considerada a primeira pirâmide a ser erguida no Egito, no século XXVII a.C. É composta por seis mastabas, construídas umas sobre as outras. No Cairo, não deixe também de visitar o Museum Memphis, a céu aberto, onde se destaca uma enorme estátua com 10 metros do rei Ramsés II e inúmeros objetos ligados ao antigo Egito.

Passe ainda pelo Cairo Islâmico, que na Era Medieval era uma antiga cidade islâmica e que atualmente é o núcleo histórico da cidade . Tem muitas mesquitas imponentes e ruas antigas com comércio, que pode explorar a pé. Caso pretenda levar recordações do Egito para casa, o melhor local a exploraré o Mercado El-Khalili, onde pode encontrar todo o tipo de produtos e objetos locais.

Alexandria

A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, em 332 a.C. e chegou a ser das mais importantes do mundo. Enquanto o Farol de Alexandria, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, indicava o caminho para os navegadores chegarem a esta cidade portuária, a Biblioteca de Alexandria atraia os maiores sábios da época.

Veja também: Cidade do Cabo, o destino africano que respira multiculturalismo

Um terrível incêndio, possivelmente em 47 a.C., destruiu a Biblioteca, mas em 2002 a sua reconstrução foi finalizada. A nova Biblioteca é a maior de África e para além de muitos milhares de livros, possui museus, auditórios e um planetário.

O Palácio de Montazah, construído pelo rei Farouk, é outro dos locais emblemáticos de Alexandria. Para além de visitar o seu interior, pode desfrutar da praia e da ilha que existe em seu redor. A zona mais aprazível para passear em Alexandria é Corniche, um longo calçadão que vai do Forte de Qaitbay até ao Palácio de Montazah.

Sharm-el-Sheikh

No Egito também é possível passar uns dias de descanso em praias paradisíacas, nomeadamente nos luxuosos resorts de Sharm-el-Sheikh, no sul do país. Esta estância balnear é servida por um Aeroporto Internacional.

As praias são propícias para praticar desportos náuticos e mergulho, aproveitando as águas azuis turquesa do Mar Vermelho, os corais e os peixes exóticos. Pode ainda praticar desportos de aventura e fazer safaris e passeios de camelo.

Percorra a galeria e veja mais fotos do Egito.

< >

Partilhar Artigo

Top