As razões que fazem de Eindhoven uma das cidades mais criativas e modernas do mundo

As razões que fazem de Eindhoven uma das cidades mais criativas e modernas do mundo

As razões que fazem de Eindhoven uma das cidades mais criativas e modernas do mundo

Artigo de André Cruz Martins

Eindhoven não é dos mais populares destinos turísticos nos Países Baixos, mas a quinta maior cidade holandesa é uma boa surpresa e merece ser visitada. Importante centro educativo e tecnológico, é famosa por ter sido o berço da Philips e por acolher aquela que já foi considerada a melhor universidade de design do mundo.

Eindhoven fica no sul da Holanda, muito próximo da fronteira com a Bélgica e não muito longe da Alemanha. E como qualquer cidade holandesa que se preze, a bicicleta é o meio de transporte preferido de grande parte dos cidadãos. Venha connosco à descoberta de um destino que não o vai deixar indiferente. E que já foi considerada a cidade mais inventiva do mundo por parte da conceituada revista “Forbes”, uma vez que é palco de muitas empresas que apostam em força no desenvolvimento tecnológico.

O fantástico museu da Philips

Uma das principais atrações turísticas da cidade é o museu da Philips, ou não fosse Eindhoven a cidade onde esta empresa de equipamento eletrónico foi fundada. É verdade que entretanto a sede foi transferida para a capital Amesterdão, mas continuou a existir uma grande ligação à companhia.

Leia ainda: Utrecht, uma Amesterdão em ponto pequeno e com muito menos turistas

Neste museu viajamos no tempo até ao final do século XIX, quando a Philips começou a produzir lâmpadas de filamento de carbono. Depois, podemos observar um tubo de raio-X de 1918 e os primeiros aparelhos de televisão da empresa, datados de 1925. Seguiram-se rádios, barbeador elétrico, cassetes de áudio, novas tecnologias de lâmpadas, CDs, DVDs, cafeteiras e os mais recentes MP3 e MP4 players. Um dos objetos mais famosos deste espaço é uma luva que irradia luz criada para ser entregue a Michael Jackson, mas entretanto o músico faleceu e esse propósito já não foi alcançado.

Pelo centro de Eindhoven

Para conhecer o centro da cidade, nada melhor do que começar pela praça 18 Septemberplein. Aqui não faltam lojas e cafés e as ruas estão sempre muito movimentadas. Se preferir um centro comercial nesta zona, desloque-se ao Piazza. Tem uma arquitetura muito interessante, com uma estrutura quadrada toda em vidro. Aliás, o design futurista é uma das imagens de marca de Eindhoven. O Blob é outro centro comercial com construção em vidro.

Veja também: Além de Amesterdão, estas são as 5 cidades que tem de conhecer na Holanda

Perto da praça 18 Septemberplein encontra-se a Igreja de Santa Catarina, em estilo neogótico. A sua construção terminou em 1430. E ao longo da história tem resistido a várias tragédias, sendo sempre reconstruída com sucesso. Primeiro, ultrapassou um incêndio em 1468 e outro em 1554 e depois as marcas da Segunda Guerra Mundial, que a destruiu em grande parte. Destaca-se pelas duas torres com 70 metros de altura.

A capital do design na Holanda

Eindhoven é considerada a capital do design na Holanda e não apenas por ter aquela que já foi classificada como a melhor universidade de design do mundo. Uma zona a não perder é o Sectie-C District, com os seus originais estúdios e exposições. Outro local a visitar é o complexo do designer Piet Hein Eek. Acolhe galeria de arte, uma loja com as suas criações, uma casa para eventos e restaurantes.

Já o Designhuis é um centro cultural onde o objetivo é que as pessoas trabalhem em conjunto. Com isto, gerando novas ideias para uma sociedade mais participativa, impulsionada pelo “design thinking”. E o Strijp S é um bairro de fábricas antigas que se transformou num local para arte de rua. A sua obra mais famosa é o Túnel 13. Existe um tour de bicicleta que leva a estes principais pontos criativos de Eindhoven. De referir ainda que a cidade acolhe todos os anos a Semana de Design da Holanda. Este que é um dos maiores eventos europeus da área.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Eindhoven.

< >

Partilhar Artigo

Top