Escócia, o país da histórica Edimburgo, das montanhas, dos castelos e do uísque

Escócia, o país da histórica Edimburgo, das montanhas, dos castelos e do uísque

Escócia, o país da histórica Edimburgo, das montanhas, dos castelos e do uísque

Artigo de André Cruz Martins

A Escócia tem indiscutivelmente algumas das mais belas paisagens do Reino Unido. Em 2017, foi eleito o país mais bonito do mundo pelo renomado guia de viagem Rough Guide. O guia concluiu que “as praias selvagens, os lagos profundos e os castelos escarpados” das terras altas escocesas estavam entre os cenários mais fantásticos do mundo.

< >

Por outro lado, a capital Edimburgo é uma cidade cheia de história e um poço de cultura. A Escócia é ainda conhecida por ter inúmeros castelos majestosos que merecem ser explorados e por ser a terra onde se produz o melhor uísque do mundo. E se for fã dos filmes de Harry Potter e de James Bond, também há interessantes locais que pode visitar.

A histórica capital que respira história

A capital Edimburgo tem cerca de 500 mil habitantes e é uma cidade que respira história. A sua atração mais conhecida é o Castelo de Edimburgo. Lá viveram muitos monarcas e no seu interior podemos encontrar a Capela de Santa Margarida, o edifício mais antigo da cidade. Localizado numa das colinas mais altas da cidade, proporciona uma visão deslumbrante.

O Palácio de Holyrood é outra construção majestosa, continuando nos dias de hoje a ser a residência oficial da Rainha de Inglaterra na Escócia. O edifício é uma joia da arquitetura clássica, com uma impressionante decoração barroca no seu interior. A igreja mais famosa de Edimburgo é a St Giles’ Cathedral, tendo sido construída em honra do Santo Padroeiro de Edimburgo. É uma igreja presbiteriana e não católica, ao contrário do que pode parecer à primeira vista.

Parques, museus e uísque

A capital da Escócia tem alguns parques onde é possível respirar ar puro, quase parecendo que estamos em pleno campo. O mais famoso fica mesmo atrás do Palácio de Holyrood e tem vários lagos e pequenas colinas. Dentro do parque fica o Arthur’s Seat, o ponto mais alto da cidade.

Leia ainda: País Basco: alta gastronomia, praias e uma cultura muito própria

Edimburgo é também um poço de cultura, possuindo vários museus relevantes. Destacamos a Galeria Nacional da Escócia, localizada num edifício neoclássico em pleno centro da cidade. Aqui são exibidas obras de arte da pintura ocidental desde o Renascimento até ao Pós-impressionismo. Já o Museu Nacional da Escócia, inaugurado em 1998, abriga mais de dez mil objetos, como obras de arte, joias e armas. Este museu conta a história do país, desde as suas origens até aos dias de hoje.

Se for apreciador de uísque, não deixe de visitar o edifício Scotch Whisky Experience. Para além de conhecer a história do uísque, pode ver a maior coleção da bebida no mundo, num total de 3384 garrafas. E, claro, também pode experimentar alguns dos magníficos uísques escoceses, numa atividade apenas aberta a maiores de 18 anos.

Os castelos mais incríveis

A Escócia possui inúmeros castelos medievais relevantes espalhados pelas maiores cidades, mas também por aldeias e à beira de lagos. Para além do já mencionado Castelo de Edimburgo, destaca-se o Castelo de Stirling, na cidade com o mesmo nome, a uma hora da capital. Foi lá que foram coroados muitos monarcas escoceses. No interior do castelo destacam-se as Stirling Heads, objetos de decoração que adornavam os tetos dos castelos. O local possui belos jardins, que proporcionam passeios relaxantes.

Veja também: Estes são os 10 castelos mais bonitos da Europa

Para muitas pessoas, o Eilean Donan é o mais belo castelo escocês. Está localizado em Skye, uma pequena ilha nas Highlands a quatro horas de carro de Edimburgo. É uma réplica do que ali existiu desde o século XIII e que foi destruído durante uma rebelião no século XVIII. Hoje é essencialmente procurado para realização de casamentos luxuosos e como cenário de filmes.

As montanhas majestosas

Nenhuma viagem pela Escócia fica completa sem uma visita a Ben Nevis, o ponto mais elevado do Reino Unido, com 1344 metros. Do seu cume irá poder apreciar uma vista deslumbrante. Ali perto, ficam as cidades de Kilmore, Glencoe e Fort William, proporcionando uma rota perfeita para os que querem desfrutar de paisagens incomparáveis, pôr do sol deslumbrante e o melhor marisco fresco nos restaurantes da área.

Para explorar as montanhas escocesas, nada melhor do que seguir a North Coast 500. Foi criada em 2015 e reúne 500 quilómetros de belíssimas paisagens, com castelos antigos, praias de areia e muita história em cada esquina. Nesta rota vai passar pelas cidades de Black Isle, Caithness, Easter Ross, Inverness-Shire, Sutherland e Wester Ross.

Para os fãs de Harry Potter e James Bond

É “fanático” dos filmes de James Bond ou Harry Potter? Em caso afirmativo, saiba que existem locais que não deve perder. No caso do jovem feiticeiro, qualquer fã que se preze reconhecerá a Glenfinnan Hamlet, nas Highlands. Trata-se de uma ponte atravessada pelo Expresso de Hogwarts antes de chegar à escola de magia. Pode passar pela ponte num comboio a vapor, ou então conduzir pela estrada e ir tirando fotografias à fantástica paisagem.

No caso do espião britânico, há vários locais que remetem para os seus filmes. Pode começar por Loch Craignish, um lago na costa de Argyll que foi destaque no filme de James Bond de 1963, “Da Rússia com amor”. Depois, conduza para Oban, de onde poderá apanhar um barco até à ilha de Mull e visitar o Castelo de Duart.

Complete a sua “Experiência James Bond” seguindo para o norte até ao Castelo Eilean Donan. Construído no século XIII, serviu de quartel-general para o filme “The World Is Not Enough”.

Em busca do Monstro de Loch Ness

Não poderíamos falar da Escócia sem mencionar Loch Ness, o lago mais famoso do país. O local está envolto em mistério, graças ao famoso monstro que estará escondido abaixo da sua superfície. O primeiro relato sobre o avistamento do monstro ocorreu no ano de 565 e volta em meia surgem notícias de pessoas que garantem tê-lo visto.

Quer ter a possibilidade de cruzar-se com esta criatura misteriosa? Pode começar a viagem em Fort William, seguir pelo Canal Caledonian ao longo das margens de Loch Oich, até chegar ao Loch Ness. Mantenha os olhos abertos, não vá o monstro aparecer.

Percorra a galeria e veja mais fotos da Escócia.

< >

Partilhar Artigo

Top