Bem-vindo a Essen, a antiga cidade industrial que se transformou num pólo cultural da Alemanha

Bem-vindo a Essen, a antiga cidade industrial que se transformou num pólo cultural da Alemanha

Bem-vindo a Essen, a antiga cidade industrial que se transformou num pólo cultural da Alemanha

Artigo de André Cruz Martins 12-12-2019

12-12-2019


Essen é uma cidade na Alemanha localizada na Renânia do Norte-Vestfália. Faz parte da região do Ruhr, a maior região industrial da Europa e foi a Capital Europeia da Cultura em 2010. Um reconhecimento que marcou uma mudança de paradigma. Se antigamente, era essencialmente um dos centros industriais mais importantes da Alemanha, hoje em dia destaca-se pela modernidade e por ser um valioso pólo cultural. Há muito para ver e explorar em Essen, uma das cidades germânicas mais multifacetadas.

Três lugares a não perder

A atração turística mais famosa de Essen está ligada ao seu fortíssimo passado industrial. Trata-se do Complexo Industrial da Mina de Carvão de Zollverein, que ostenta a classificação de Património Mundial da Humanidade. Esta antiga mina de carvão foi construída em 1932, de acordo com o estilo “Bauhaus” e foi a última na cidade a ser fechada, em 1986. Recebe visitas guiadas e engloba o Museu Ruhr, que nos conta a história da indústria na região do Ruhr, desde o seu crescimento, ao apogueu e posterior declínio.

Leia ainda: Bremen é uma cidade alemã que parece saída de um conto de fadas

Outro ponto de interesse emblemático é a antiquíssima Catedral de Essen. A sua construção terminou em 852 e destaca-se pela imagem de Goldene Madonna, a mais antiga estátua da Virgem Maria no mundo ocidental. Não perca ainda o majestoso castelo barroco Schloss Borbeck, que hoje em dia acolhe muitos casamentos e eventos culturais.

O lago Baldeneysee e o Parque Gruga

É impossível falarmos de Essen sem nos referirmos ao lago Baldeneysee. Tem água artificial e formou-se após a construção de uma barragem em 1933. Tem 8 quilómetros de comprimento e proporciona passeios de barco. É também ideal para a prática de desportos aquáticos. À beira-lago foi construída um caminho para ciclistas e pedestres, no qual também podemos encontrar bares e restaurantes.

Outro lugar aprazível é o Parque Gruga. Tem centenas de árvores, pequenos lagos e restaurantes. E ainda um complexo de desportos e a Torre Gruga, de cujo topo se tem uma bela vista. Também existe uma piscina coberta e vários parques infantis.

Um palácio neoclássico e o museu mais emblemático

Outro edifício histórico a visitar é o Villa Hügel, um palácio neoclássico do final do século XIX. Originalmente, serviu como residência para a conhecida família Krupp. Hoje em dia, está aberto ao público, que pode visitar os seus 269 quartos e ficar maravilhado com as suas peças de arte e os enormes jardins, ao longo de qualquer coisa como 8 mil metros quadrados.

Veja também: Dresden, a cidade alemã do Barroco em que o moderno e o tradicional se fundem de forma perfeita

Essen é ainda uma cidade com museus interessantes. O mais conceituado é o Museu Folkwang. Foi inaugurado em 1922 e destaca-se pela fantástica coleção de pintura alemã e francesa do século XIX. Acolhe quadros de artistas como Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet, Munch, Picasso, Andy Warhol e Salvador Dalí.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Essen.

< >

Partilhar Artigo

Top