Estocolmo, a Veneza do norte da Europa
Estocolmo, a Veneza do norte da Europa
Estocolmo, a Veneza do norte da Europa
12-12-2023
Romântica, bonita, moderna e vibrante, a capital da Suécia, também conhecida por Veneza do Norte, é uma cidade capaz de despertar paixões à primeira vista. Fundada em meados do século XIII, Estocolmo, junto ao mar Báltico, estende-se por 14 ilhas separadas por pontes.
Pequena, discreta, charmosa e cercada de água por todos os lados, Estocolmo foi construída sobre 14 ilhotas. É a capital da Suécia e a maior cidade deste país, podendo ser percorrida a pé facilmente. Ostenta canais espetaculares, muitos museus e prédios históricos pintados em tons pastel.
Estocolmo ostenta canais espetaculares, muitos museus e prédios históricos pintados em tons pastel
Em Gamla Stan – Cidade Velha – pulsa o coração medieval da cidade, em três ilhas. Com a sua tradição real, não poderia faltar um palácio, claro. E lá está ele, o Kungliga Slottet, do século XVII, renascentista, com interior barroco e rococó. Na bonita Stortorget Square fica o Nobelmuseet, um dos tantos museus. A leste, na ilha de Skeppsholmen, fica o Moderna Museet, com obras de artistas como Kandinsky, Dalí, Magritte e Picasso. Mais ao sul está o enorme museu a céu aberto, o Skansen, que ilustra a história social da Suécia através de 150 prédios antigos, além de ter também um zoológico.
A maioria dos bares da moda fica na Praça Stureplan e na ilha de Sodermalm, reduto de músicos e artistas. Norrmalm é um bairro empresarial onde estão os edifícios mais importantes, como a Royal Opera e o National Museum.
O paraíso do consumo fica concentrado nas grandes lojas de departamentos, galerias e lojas de “design” das ruas Hammgatam, Kungsgatan e Klarabergsgatan.
A cidade tem alguns pontos turísticos importantes que vale a pena serem incluídos em qualquer roteiro.
Transportes em Estocolmo
O transporte mais utilizado em Estocolmo é o metro, que tem três linhas, sete direções e 100 estações, o que permite uma grande mobilidade para todos os pontos da cidade.
De metro pode ir para todos os cantos da cidade, mas se não for assim, tem o “tvärbanan”, “pendeltåg”, autocarro, que fazem as ligações e os percursos onde o metro não chega. Muito organizado, o transporte público funciona bem – é frequente circular um metro de dois em dois minutos.
Além de funcional, o metro de Estocolmo tem outra particularidade: as estações foram transformadas em galerias, devido à intervenção de 140 artistas que ali deram largas à sua expressão artística visual.
Pelas ruas também é comum o uso de bicicletas – o trânsito em Estocolmo é amigável entre os peões, os ciclistas e os motoristas, que respeitam muito as regras de sinalização e de prioridade.
Regras e costumes
- Ao entrar em casa de alguém, além de tirar casacos, cachecol e o chapéu, também deve tirar os sapatos à entrada, inclusive, em locais públicos.
- O horário de jantar dos suecos é entre as 17 e as 18 horas, o que se justifica, já que no inverno a noite começa entre as 15 e as 16 horas.
- O cumprimento é um aperto de mão e um olhar bem profundamente nos olhos da outra pessoa e dizer o seu nome. Nada de dois beijinhos.
- Todos andam de metro. Ninguém quer perder cerca de 45 minutos nos semáforos e trânsito, fora o tempo para estacionar. Os parques de estacionamento são caros.
- Para entrar no metro tem que esperar que toda a gente saia primeiro e só então é que se pode entrar.
- Nas escadas rolantes, quem fica parado deve colocar-se do lado direito, para permitir a passagem de quem estiver mais apressado.
“Design” sueco
Não é, necessariamente, um ponto turístico, mas não dá para ir à Suécia e não prestar atenção ao seu “design” de vanguarda. Não precisa de ser um grande “expert” de arte, uma vez que o “design” escandinavo faz parte do nosso dia-a-dia. Basta pensar só em duas das marcas mais conhecidas e populares: H&M e Ikea.
Vida noturna
Começa cedo, geralmente, entre as 17 e as 18 horas, quando os suecos saem do trabalho e vão para os bares. O jantar também é cedo, por volta das 18 horas. As pessoas encontram-se no centro da cidade e estão por lá até às 23 horas; no fim de semana, costumam estar até às três horas da manhã nas discotecas.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir
Onde comer
Onde ficar
Clima
A cidade de Estocolmo tem um clima continental e ameno, devido à influência da corrente do golfo. A duração do dia, em média, varia entre 18 horas, no verão, e seis horas no inverno, sendo que a cidade desfruta de 1981 horas de sol anualmente. Os verões são agradáveis, com a temperatura máxima a variar entre os 20 e os 23° C e a mínima à volta dos 15° C. Os invernos são frios, com temperaturas a rondar os 0° C. Durante os meses de dezembro a março ocorrem, normalmente, nevões, que cobrem a cidade durante várias semanas.
Documentos
Cartão do cidadão.
Outras Informações
Moeda Coroa sueca, cuja forma abreviada é SEK. Idioma Sueco (mas em Estocolmo todos os habitantes falam um inglês perfeito). Fuso horário + 1 hora