Étretat, a cidade das falésias brancas, do queijo de cabra e das melhores ostras de França

Étretat, a cidade das falésias brancas, do queijo de cabra e das melhores ostras de França

Étretat, a cidade das falésias brancas, do queijo de cabra e das melhores ostras de França

Artigo de André Cruz Martins

Étretat é uma das mais bonitas cidades de França, sendo conhecida pelas suas falésias brancas, que contrastam de forma perfeita com o mar. É possível percorrer trilhos demarcados nestas falésias, enquanto se observa uma paisagem deslumbrante. Os pintores Boidin e Monet passaram temporadas em Étretat e retrataram a região nas suas obras. Esta pequena cidade de pescadores na Normandia é também conhecida por ter as melhores ostras de França.

Caminhada na Falésia Amont

Uma das melhores atividades em Étretat é fazer caminhadas nas suas falésias brancas. As paisagens são simplesmente deslumbrantes e em dias de calor é ótima a sensação de sentir a brisa na cara.

Leia ainda: Malmö, a cidade no sul da Suécia que tem vários encantos

A Falésia Amont, perto da praia de Galet, é uma das mais bonitas. Atenção que a subida, apesar de curta, é íngreme. No topo, fica a bela capela de Notre Dame de la Garde. E ainda um monumento em memória de dois aviadores que a partir deste local fizeram a primeira tentativa de atravessar o Atlântico, em 1927. Infelizmente, o avião acabou por se despenhar. Se não for amante de caminhadas, pode simplesmente aceder de carro a esta falésia e observar a magnífica vista em redor.

À descoberta do centro e uma quinta muito especial

As casinhas de pedra e de tijolo são a imagem de marca do centro de Étretat. Vale a pena passear enquanto se vai descobrindo cada recanto desta bela cidade de pescadores. É “obrigatória” uma passagem pelo mercado, que funciona todos os dias desde manhã bem cedo até ao final da tarde. As barraquinhas vendem produtos locais, souvenirs, queijos e vinhos.

Veja também: Riga combina história, cultura e modernidade e até tem praia

E se gostar de queijo, gelados e chocolates, tem de fazer uma visita guiada ao Manoir de Cateuil, uma quinta que fica no cimo de uma falésia. Aqui, são mostrados os passos para a produção do famoso queijo de cabra La Valaine. E também do sorvete e chocolates artesanais.

O melhor da gastronomia local

Não faltam bons restaurantes em Étretat. O prato mais tradicional é o moules et frites (mexilhão com batatas fritas). E a cidade é conhecida pelas melhores ostras de França. Dois dos restaurantes mais conceituados para nos deliciarmos com marisco são o La Marie-Antoinette e Le Clos Lupin. Não deixe ainda de provar as galettes (panquecas de massa fina) e famosos crepes franceses. Para provar esta última iguaria, Em aconselhamos a Crêperie le Lann-Bihoué.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Étretat.

< >

Partilhar Artigo

Top