Varadero: Quando «batemos à porta» do paraíso…

Varadero: Quando «batemos à porta» do paraíso…

Varadero: Quando «batemos à porta» do paraíso…

Artigo de Redação

O mar é, sem qualquer dúvida, outro dos grandes atractivos que Cuba tem para oferecer, com mais de 7000 quilómetros de costa e mais de 300 praias. A apenas 142 quilómetros de Havana encontra-se Varadero, o destino perfeito e mais conhecido para quem quer relaxar na praia. De referir que Varadero foi e continua a ser a praia que orgulha Cuba e considerada como uma das mais bonitas do Mundo, onde ricos e famosos gostam de passar umas férias relaxantes.

Possui resorts, parques e hotéis numa linha de 20 quilómetros de praias de areia branca e águas límpidas e azul-turquesa. Mas Varadero também tem muitas outras coisas para oferecer além de toda a tranquilidade. Pode aproveitar a praia da parte da manhã, quando o sol é mais forte, almoçar num dos muitos restaurantes na praia, e depois fazer uma actividade diferente todos os dias. À noite, aproveite para jantar num restaurante com música ao vivo e depois sair para uma das várias festas que são organizadas diariamente nos hotéis.

Varadero tem encantos naturais como grutas, lagoas interiores, enseadas e recifes para nadar, mergulhar ou praticar snorkel. Toda a região possui as condições ideais para praticar pesca ou navegação à vela. Para aqueles que querem combinar o mar com a história, nos arredores de Varadero podem visitar-se as cidades de Cárdenas, Matanzas, o Balneario de San Miguel de los Baños e a Península de Zapata.

Além das praias, Varadero tem muito mais para oferecer. Por exemplo, pode adquirir um vale para passear no autocarro turístico que é descapotável e percorrer de um lado ao outro a península. Também pode ir até ao centro da cidade e visitar os mercados de artesanato.

Onde ir

Com uma flora e fauna excepcional, ao sul de Varadero pode-se visitar o Grande Parque Nacional Península de Zapata. Aqui tem a oportunidade de descobrir um paraíso ecológico, onde estão incluídas a Lagoa do Tesouro, as praias Larga e Giron, Caleta Buena e as cavernas e grutas, onde se pratica um mergulho diferente.

Matanza e Cárdenas: duas cidades, de ricas tradições culturais.

Mansão Xanadu: construída em Varadero, em 1930. O palacete pertenceu ao milionário francês Dupont, mas em 1963 o governo cubano transformou-o em Las Américas,o restaurante mais famoso e luxuoso de Varadero, e por curiosidade merece uma visita, pois ostenta toda a opulência dessa época em que Varadero foi o quintal dos americanos e refúgio de mafiosos que controlavam a prostituição e o jogo no país, como o famoso Al Capone que ali tinha também a sua mansão.

Punta Hicacos: Reserva natural que abriga muitas espécies selvagens, a gruta do Ambrósio com pinturas rupestres pré-colombianas, algumas praias ainda selvagens, as Marinas e o Delfinário.

Centro residencial de Varadero: Tem como pontos de interesse o Parque Jojone, um grande jardim tropical com lagos e restaurantes. O Parque Central com a igreja de Santa Elvira entre as ruas 44 e 46, as primeiras construções em madeira de arquitectura colonial e o Museu Municipal que conta toda a história da península e expõe artesanato índio.

Na parte mais ocidental encontra-se a antiga mansão do gangster Al Capone, que é agora o Restaurante do Al, local muito visitado e fotografado pelos turistas e entre os Hotéis Sun Beach e Aquazul está a praça das compras, com um mercado permanente de artesanato, roupas e música.

O que fazer em Varadero

  • Disfrutar das temperaturas quentes, as praias de areia branca a águas cristalinas e os magníficos serviços que a maioria dos hotéis tem para oferecer, pois não se esqueça que Varadero é um destino turístico especializado no descanso total.
  • Mergulhar no Hoyo Azul Ojo del Mégano, uma enorme gruta de 70 metros de diâmetro com barreiras de corais e uma infinidade de peixes multi-coloridos.
  • Se viajar com crianças, faça uma visita ao Delfinário ou ao parque “Todo en Uno”, que tem atracções como a montanha russa, carrinhos de choque, carrosséis e muitos outros divertimentos orientados para os mais pequenos.
  • Para os amantes do golfe há um lugar perfeito: o Varadero International Golf Club.
  • Mergulhar nas grutas e lagoas interiores. As mais populares são as de Ambrosio, dos Musulmanes e de Vizcaíno
  • Praticar desportos aquáticos
  • Fazer caminhadas e passeios de bicicleta pela península;
  • Visitar o centro de convenções das Américas;
  • Fazer um tour (o Gua Gua passa em todos os locais) para conhecer os antigos casarões confiscados pelo governo na altura da revolução e que foram transformados em restaurantes ou hotéis: Maison Xanadú, Casa de Al Capone, Dom Quixote, e outros.
  • Conhecer o Parque Josone: local ideal para apreciar a Natureza e aproveitar para descansar. Oferece uma boa infra-estrutura de entretenimentos, com bons restaurantes e boa música cubana.
  • Ir ao Mercado de Artesanato
  • Aprenda a praticar mergulho e conheça o fundo marinho que é exuberante e único.

 

< >

Guia do viajante

Onde ir

Pizza Nova Restaurante
Cayo Blanco

Onde comer

kiki's
La Casa del Chef
La Gruta

Onde ficar

Mercure Playa de Oro
Hotel Sol Sirenas Coral
Hotel Arenas Blancas
kiki's

As pizzas e as massas são excelentes.

La Casa del Chef

Dizem que aqui se come a melhor lagosta de Varadero.

Pizza Nova Restaurante

Especialidade: comida italiana muito bem confeccionada.

La Gruta
Cayo Blanco

Cayo Blanco é uma ilha deserta ao largo de Varadero, apenas com um restaurante e uma bar para os turistas que vão em excursão organizada. Apesar de ser um pouco cara, através dela podem desfrutar de um conjunto imenso de actividades como: viagem em catamarã até a uma reserva de golfinhos em alto-mar, onde numa cerca com um cais flutuante, o barco atraca e pode nadar e interagir com os golfinhos sob a vigilância dos tratadores; depois segue-se para um banco de coral negro muito rara, efectua-se um mergulho e tiram-se fotos. Depois continua-se até à paradisíaca Cayo Blanco, onde em lugar um almoço de peixe e lagosta. Durante todo o dia as bebidas são grátis e pela tarde faz-se a viagem de regresso.

Mercure Playa de Oro
Hotel Sol Sirenas Coral
Hotel Arenas Blancas

Clima

Subtropical, quente e húmido. A temperatura média varia entre os 26° e os 30° C. A estação das chuvas tem início em Maio e prolonga-se até Outubro.

Documentos

Passaporte (validade mínima de seis meses) e visto obrigatório

Outras Informações

Moeda: Peso cubano. Procure levar euros em moedas, evitando os Travellers Checks e o American Express. Os restantes cartões de crédito serão aceites desde que não sejam emitidos por bancos norte-americanos. Idioma: Espanhol Taxas de aeroporto: Ao efectuar a reserva, deverá pagar as taxas de aeroporto Taxas locais: À saída do país deverá pagar taxas Voltagem eléctrica: É de 110 volts e as tomadas são de cavilha plana. Não se esqueça de levar um transformador. Diferença horária: - 5 horas Gorjetas: Não estão incluídas no serviço de bares e restaurantes. Deverá calcular cerca de 10 por cento sobre o valor total da conta. É costume dar-se gorjeta aos bagageiros e ao pessoal de serviço do hotel.

Partilhar Artigo

Top