Heidelberg tem um castelo fantástico, um centro histórico deslumbrante e comida deliciosa

Heidelberg tem um castelo fantástico, um centro histórico deslumbrante e comida deliciosa

Heidelberg tem um castelo fantástico, um centro histórico deslumbrante e comida deliciosa

Artigo de André Cruz Martins

Heidelberg é uma bonita cidade alemã, situada no vale do rio Neckar, no noroeste da província de Baden-Württemberg. É a cidade universitária mais antiga do país, tendo sido fundada em 1386. E hoje em dia vivem lá cerca de 30 mil estudantes. Heildelberg destaca-se pelo centro histórico em estilo barroco e por seu majestoso castelo. E também pela deliciosa gastronomia. Venha connosco à descoberta deste destino.

O castelo, a grande atração

O castelo, localizado numa colina, é a grande atração turística de Heidelberg. O primitivo castelo medieval adquiriu a forma atual a partir de 1544, tendo servido de residência dos Príncipes Eleitores até à guerra de sucessão no Palatinado, quando foi destruído pelos soldados de Luís XIV de França, entre 1689 e 1693. Depois disso viria a ser restaurado apenas parcialmente.

Leia ainda: Estugarda, a capital alemã do vinho, das piscinas de água quente e do mundo automóvel

Boa parte do castelo está em ruínas e só é possível aceder ao seu interior através de visita guiada. Se subir até ao cimo do castelo, terá uma bela panorâmica do rio Neckar, da ponte antiga (Alte Brücke) e do centro histórico. O castelo acolhe ainda o Museu Alemão da Farmácia.

Pelo centro histórico

No centro histórico, o principal ponto de encontro dos locais é a Marktplatz, a praça principal. Aqui vai encontrar várias fontes e cafés com esplanadas (é certo e sabido que desde que não esteja a chover estão sempre cheios).

Veja também: Utrecht, uma Amesterdão em ponto pequeno e com muito menos turistas

A Hauptstrasse é uma rua exclusiva para pedestres onde estão alguns dos melhores restaurantes da cidade. Não perca ainda lojas de grandes marcas e outras mais alternativas. Ainda no centro histórico, visite a Igreja do Espírito Santo (Heiliggeistkirche), o edifício mais alto da cidade e que proporciona uma vista magnífica lá de cima.

A afamada gastronomia

Em Heidelberg, não pode deixar de deliciar-se com comída típica alemã. Um dos pratos mais famosos é o Eisbein, joelho de porco servido assado, cozido ou frito, mas sempre acompanhado de chucrute.Outro prato habitual em todos os restaurantes é o Wiener Schnitzel, um fino e delicioso bife panado normalmente servido com batatas fritas. E, claro, não poderíamos deixar de nos referir à famosa Kartoffelsalat, a salada de batatas que é uma refeição autêntica.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Heidelberg.

< >

Partilhar Artigo

Top