Huangshan, as montanhas na China com fontes de águas termais a 45 graus

Huangshan, as montanhas na China com fontes de águas termais a 45 graus

Huangshan, as montanhas na China com fontes de águas termais a 45 graus

Artigo de André Cruz Martins

As montanhas de Huangshan, habitualmente chamadas de Yellow Mountains, são uma das atrações mais bonitas da China. Património Mundial da UNESCO desde 1990, são uma cordilheira no sul da província de Anhui e um destino perfeito para quem gosta de aventuras e de montanhismo. O melhor local para servir de base para explorar esta região é a pequena cidade de Tunxi, a 50 quilómetros de distância. Não só pelos bons hotéis, mas também por ser uma cidade com interessantes atrações para explorar.

77 picos excedem os 1000 metros de altitude

As Yellow Mountains estendem-se por dezenas de quilómetros. Tem inúmeros picos e 77 excedem os 1000 metros de altitude. O mais alto é o Pico do Lótus (1864 metros). Esta área é famosa pela sua beleza, bem visível nas formas peculiares dos seus picos de granito, nos Pinheiros de Huangshan, e nas nuvens que rodeiam os picos.

Leia ainda: Guangzhou, a ulta-moderna cidade chinesa que ainda preserva um estilo de vida tradicional

À medida que vai caminhando, vai-se cruzando com fontes de águas termais e piscinas naturais. É possível passar a noite em hotéis espalhados pelas montanhas ou acampado e recomeçar a escalada no dia seguinte. E esteja descansado, que os trilhos estão muito bem demarcados e não são especialmente perigosos.

As fontes de águas termais

As fontes de águas termais localizam-se na base do Pico da Nuvem Roxa. A água mantém a temperatura em redor dos 45 graus durante todo o ano. A maior parte das piscinas naturais localizam-se na área de Songgu. Algumas das mais conhecidas são a Piscina do Velho Dragão, a Piscina do Dragão Verde, a Piscina do Dragão Preto, a Piscina do Dragão Branco e a Lagoa do Jade.

Quanto mais alto, mais se tem de pagar pela comida e bebida

Muitos turistas tentam assistir ao nascer ou ao pôr-do-sol o mais alto que conseguirem. E há teleféricos que fazem a ligação entre algumas partes da montanha. Curiosamente, mesmo a alta altitude, não faltam bancas de comida e de bebida. Mas quanto mais alto, mais se tem de pagar.

Veja também: O parque no sul da China onde pode interagir com pandas gigantes

Uma das grandes dificuldades é a amplitude térmica. De noite, as temperaturas podem chegar até perto dos 0 graus e durante o dia, aos 30 graus. Por isso, deve levar roupa adequada para ambas as situações. Água, frutas, capas para a chuva, protetor solar e lanterna são essenciais.

Percorra a galeria e veja mais fotos das Montanhas Huangshan.

< >

Partilhar Artigo

Top