As praias fabulosas e a herança portuguesa que vale a pena conhecer na Ilha de Santiago

As praias fabulosas e a herança portuguesa que vale a pena conhecer na Ilha de Santiago

As praias fabulosas e a herança portuguesa que vale a pena conhecer na Ilha de Santiago

Artigo de André Cruz Martins 24-09-2019

24-09-2019


Santiago é a maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, pertencente ao grupo do Sotavento. É lá que fica a capital, Cidade da Praia, que é igualmente a cidade mais populosa. Foi a primeira ilha descoberta pelos portugueses e é a maior do conjunto de dez ilhas do arquipélago.

Santiago, com especial destaque para a Cidade da Praia, conheceram grande desenvolvimento desde a independência do país em 1975. Com praias fabulosas e uma mistura entre as culturas caboverdiana e portuguesa, esta ilha é um destino que merece ser conhecido. A Cidade da Praia e a Cidade Velha separadas por 15 quilómetros, são os dois locais mais interessantes, mas não deixe ainda de passar pelo Tarrafal, local de má memória na história portuguesa.

Explore a Cidade Velha

Uma boa forma de explorar a Cidade da Praia e a Cidade Velha é através dos Toyotas Hiace, os táxis coletivos que dão volta à ilha. Pode começar pela Cidade Velha, cujo ponto central é o pelourinho, símbolo do poder municipal e onde os castigos eram aplicados aos escravos.

Leia ainda: Santo Antão, o diamante em bruto de Cabo Verde

Logo ali ao lado fica a Rua Banana, a primeira rua urbanizada pelos portugueses na África subsariana. Visite a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o templo religioso mais antigo do país. Passe ainda pelas ruínas da Sé Catedral e suba até ao Forte Real de São Filipe. Refira-se que a Cidade Velha foi eleita Património Mundial da UNESCO e votada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

A Cidade da Praia

A vida corre de forma muito tranquila na Cidade da Praia, longe do rebuliço de muitas capitais mundiais. Os caboverdianos definem essa forma de ser como “morabeza”, ou seja, fazer as coisas sem pressa e com um sorriso nos lábios. Um ótimo sítio para passar umas horas na capital é Quebra-Canela, a melhor praia urbana. Não deixe também de visitar o Mercado de Sucupira, onde se vende de tudo um pouco, desde fruta, peixe, pão e bolos, passando por roupa, brinquedos e até animais. De seguida, dirija-se para o Plateau, o bairro mais antigo da Praia e que tem bonitos prédios coloniais.

Veja também: Boa Vista, a ilha da tranquilidade

Nos arredores da Cidade da Praia fica o Tarrafal. Aqui pode desfrutar de uma bela praia. E ainda visitar o antigo campo de concentração, para onde eram enviados os presos políticos de Portugal no tempo de Salazar. A estrutura permanece, mas os longos corredores estão completamente vazios. As casas onde viviam os guardas estão agora ocupadas por população que dormia na rua.

Percorra a galeria e veja mais fotos da Ilha de Santiago.

< >

Partilhar Artigo

Top