Ilhas do Canal, um arquipélago no Canal da Mancha que é um tesouro escondido

Ilhas do Canal, um arquipélago no Canal da Mancha que é um tesouro escondido

Ilhas do Canal, um arquipélago no Canal da Mancha que é um tesouro escondido

Artigo de André Cruz Martins 29-08-2020

29-08-2020


Localizadas na entrada do Golfo de Saint-Malo, no Canal da Mancha, as Ilhas do Canal são um arquipélago pouco falado internacionalmente. As principais ilhas são Jersey, Guernsey, Alderney e Sark, mas também há pequenas ilhotas e recifes de corais. Este arquipélago está na dependência da coroa britânica, mas é administrado de acordo com leis e costumes locais.

Leia ainda: Xangai, a pérola do Oriente

Guernsey e Jersey são as ilhas que mais vale a pena conhecer, dispondo de boas praias, construções históricas e vistas fantásticas. Um total de cinco dias é suficiente para ter contacto com as principais maravilhas destas duas ilhas. A melhor altura para as visitar é no verão, de outro modo corre o sério risco de apanhar tempo frio e chuvoso. A forma adequada para explorar Guernsey e Jersey é através de carro alugado.

Jersey: um castelo imponente e uma baía maravilhosa

Jersey tem como capital a cidade de St. Helier, que tem apenas cerca de 40 mil habitantes. O inglês e francês são os idiomas oficiais. O Elizabeth Castle é uma das principais atrações e ao contrário do que muitos pensam, o nome não homenageia a rainha Elizabeth II, mas sim Elizabeth I, que estava no poder na época da construção do castelo, no século XVII.

Veja também: Mónaco, o pequeno principado que é um oásis de luxo

Destacam-se os canhões, as salas de munição, uma pequena prisão e muitos objetos militares. Mas o melhor é a vista deslumbrante. O castelo fica a poucos quilómetros da costa, sendo de fácil acesso quando a maré está baixa. Mas também pode lá chegar num carro-anfíbio que circula por terra e água. Em Jersey, não deixe ainda de visitar Portelet Bay, uma baía lindíssima onde é possível tomar banho e subir um pequeno trilho em altitude, que termina numa espécie de miradouro com vista magnífica .

Guernsey, uma “mini-Normandia”

Guernsey também tem um castelo majestoso. Chama-se Castelo do Monte Orgueil e foi construído no século 13 para servir de proteção contra os franceses. A capital é St. Peter Port, que se destaca pelas construções em estilo francês, muito semelhantes às da Normandia. Os barcos estão espalhados por toda a ilha e também há bunkers da Segunda Guerra Mundial. No centro, há duas pequenas igrejas que merecem ser visitadas.

As melhores praias

St. Brelade, em Jersey, é uma das melhores praias do arquipélago, sendo sem dúvida a mais popular e preferida das famílias. A ampla e arenosa Baía de St. Aubin também merece destaque, oferecendo amplo estacionamento e possibilidade de aluguer de jet-ski. Em Guernsey, as melhores praias são Vazon, Grandes Rocques e Cobo, na costa oeste. Já no norte, L’Ancresse Common destaca-se pelas belas baías, numa zona onde o golfe é rei.

< >

Partilhar Artigo

Top