Estas são as melhores atividades para realizar na incrível ilha do Bornéu

Estas são as melhores atividades para realizar na incrível ilha do Bornéu

Estas são as melhores atividades para realizar na incrível ilha do Bornéu

Artigo de André Cruz Martins

Bornéu é uma grande ilha localizada no sudeste asiático, na região das grandes Ilhas da Sonda. O seu território divide-se por três países. A maior parte pertence à Indonésia, seguido da Malásia, enquanto a área mais pequena fica no Brunei. O que torna esta ilha um excelente destino é o facto de proporcionar atividades muito distintas, agradando a todo o género de pessoas.

O turismo de massas ainda não chegou aqui, sendo possível observar algumas espécies de animais em vias de extinção e mergulhar com milhares de peixes. Ou explorar uma floresta luxuriante de dimensão impressionante. E ainda fazer trekking em montanhas a alta altitude. É por aqui que vamos começar a nossa “viagem”.

Trekking no Monte Kinabalu

O majestoso Monte Kinabalu fica perto muito longe de Kota Kinabalu, a capital do estado de Sabah, na parte malaia do Bornéu. O seu cume atinge os 4 mil metros de altitude e os mais aventureiros podem participar numa expedição para lá chegar. Pelo caminho, os trepadores vão encontrar uma autêntica floresta tropical. Não se esqueça de levar impermeável (as chuvas fortes são habituais), roupa quente, lanterna, um par de botas e alimentos energéticos. Quando atingir o topo do monte, espere uma temperatura a rondar os zero graus.

Safari pelo rio Kinabatangan

Outra atividade a não perder na ilha do Bornéu é um safari pelo rio Kinabatangan. Não é aconselhável aos mais impressionáveis, pois durante a viagem de barco, vai encontrar crocodilos e outros animais assustadores. Para além de andar de barco, também se caminha pela selva e os mais audazes vão adorar o tour noturno.

Leia ainda: À descoberta da Birmânia, um destino no sudeste asiático que preserva tradições milenares

Vai sentir animais a rastejar aos seus pés e ouvir sons estranhos. Mas o pior são mesmo as picadas de mosquito, pelo que deve colocar bastante repelente. De dia, o passeio pela selva é mais tranquilo, enquanto se cruza com muitos macacos, esquilos, lagartos gigantes, aves e muitas outras espécies.

Visita ao centro de Reabilitação dos orangotangos

Um lugar muito especial na ilha do Bornéu é o Centro de Reabilitação de Sepilok, que fica a 25 quilómetros de Sandakan, no estado de Sabah, na Malásia. Neste centro de reabilitação vivem muitos orangotangos que ficaram feridos ou órfãos. Os animais habitam no local até estarem suficientemente fortes para viverem de forma independente na selva do Bornéu. Há duas sessões diárias para os turistas alimentarem os animais (às 10h00 e às 15h00).

Um paraíso para os mergulhadores

O Bornéu é um dos melhores destinos mundiais para mergulhar. Uma das melhores zonas é a costa oeste da ilha, em Turtle Beach e Golden Beach, que fazem parte do Parque Nacional de Similajau. Trata-se de uma fantástica reserva natural cheia de vida selvagem tropical. No leste da ilha, Sipadan é outro fantástico local para mergulhar. Nesta reserva ambiental vai nadar ao lado de inúmeros peixes, tartarugas, arraias e tubarões.

Percorra a galeria e veja mais fotos da ilha do Bornéu.

< >

Partilhar Artigo

Top