Izmir, a pérola do Egeu

Izmir, a pérola do Egeu

Izmir, a pérola do Egeu

Artigo de Redação

Izmir, considerada a “pérola do Egeu”, alberga, atualmente, cerca de três milhões de habitantes. Na Antiguidade, no Séc. III a. C., chamava-se Bayrakli. Depois do ano 1500 a. C., ficou sob influência hitita; no Séc. IV a. C., Alexandre Magno mandou construir Kadifekale, uma fortaleza que ainda hoje existe, e reconstruiu a cidade aos seus pés. Izmir começou a ter importância sob o domínio do império romano, mais tarde do bizantino e, finalmente, do império otomano.

A cidade é, atualmente, a terceira mais populosa da Turquia e uma das mais famosas estâncias balneares da Anatólia. Não faltam motivos de interesse turístico nesta zona…

Cesme está entre os mais famosos lugares de férias da Turquia. O magnífico castelo desta cidade foi construído pelos Otomanos no Séc. XVI. O Caravanserai (grande edifício ou local onde se obtinha hospedagem gratuita das caravanas), do sultão Kanuni Süleyman, ao lado do castelo, mais tarde transformado num hotel, é também do mesmo século.

Vai encontrar mais de 250 fontes de água quente, constituindo um fenómeno único no Mundo

Ilica, perto de Cesme, é um grande centro termal: só na baía, encontram-se mais de 250 fontes de água quente, constituindo um fenómeno único no Mundo.

Foça, um importante centro comercial do mundo antigo, a norte de Izmir, é um outro apreciado local de repouso. Os habitantes, conhecidos pela sua mestria nas lides da navegação e marinhagem, fundaram várias colónias comerciais no Mediterrâneo.

Pérgamo, um dos condados de Izmir, é famoso não só na Turquia, mas no mundo inteiro. Asclepion, o maior e mais antigo hospital da História, encontra-se no leste deste distrito e é conhecido como um grande centro da cultura, arte e medicina do mundo antigo. Na entrada do hospital, construído em nome de Asclépio, deus da Saúde (latinizado como Esculápio), podem ver-se os relevos de serpentes, animal que depois veio a ser o símbolo da medicina.

O ilustre médico Galeno exerceu a sua profissão neste hospital. Os monumentos arquitecturais mais importantes do distrito onde foi inventado pela primeira vez o pergaminho encontram-se na Acrópole. Aqui estão situados a biblioteca, famosa pelos mais de 200 mil manuscritos; os templos Athena e Trojan; o teatro mais vertical do Mundo e a base do altar de Zeus, classificado entre as maravilhas artísticas do Mundo.

Apesar de ser uma cidade muito frequentada por turistas no verão, famosa pelas belas praias do mar Egeu, o turismo ainda não é a indústria determinante da economia da cidade. O comércio e a produção de seda, algodão, tecidos e tapetes são a sua principal fonte de rendimento. O porto de Izmir é um dos principais responsáveis pelo comércio de e para a Europa.

Compras em Izmir

Pode deslocar-se ao cais de Konak, onde existe um mercado pequeno ao longo do Kordon. O Fórum é um centro comercial grande, com todos os tipos de comércio e um supermercado em casas pavimentadas, em estilo mediterrânico, ao ar livre.

Curiosidades

Idioma turco
Este é o oitavo idioma mais falado no Mundo e também uma das línguas oficiais do Chipre, idioma de facto na República Turca do Chipre do Norte, um dos idiomas oficiais da Bulgária, do distrito de Prizren no Kosovo e em vários lugares na Macedónia. O turco também é falado por minorias em outros 35 países, como, Roménia, Áustria, Grécia, Irão, Síria, Azerbaijão, e em comunidades de imigrantes na Europa e nas Américas. No Turcomenistão fala-se turcomano, uma variação do turco.

Em 1932, após a criação da República Turca, o idioma sofreu grandes alterações. Foi adoptado um novo alfabeto, baseado no latino, e substituiu palavras de origem estrangeira. Assim surgiu o turco moderno.

O padrão oficial da língua é o turco que se fala em Istambul, mas ainda existem 11 dialectos falados em diferentes regiões do país.

Em muitos restaurantes, lojas e outros pontos turísticos fala-se inglês, alemão, italiano, japonês, espanhol e outros idiomas.

< >

Partilhar Artigo

Top