Jaipur, exotismo em tons rosa
Jaipur, exotismo em tons rosa
Jaipur, exotismo em tons rosa
17-12-2023
Capital do Rajastão (maior estado indiano) e situada a 300 quilómetros de Nova Deli, é conhecida como a cidade cor-de-rosa da Índia. As suas construções foram pintadas desse tom (que significa hospitalidade) em 1853, por ordem de um marajá, para agradar ao príncipe de Gales durante a sua visita. Na Índia, o rosa é a cor das boas-vindas e a tradição de pintar os prédios históricos tem sido mantida até hoje.
Durante o domínio britânico na Índia, Jaipur foi a capital do estado principesco. Foi fundada em 18 de novembro de 1728, pelo marajá Sawai Jai Singh II, o governador de Amber.
Outra característica da cidade é que os homens usam turbantes e as mulheres saia, blusa e véu na cabeça, muito coloridos e contrastantes. Aliás, tem que se usar algo na cabeça por causa do calor intenso que se faz sentir (o calor indiano é impressionante – de maio a agosto as temperaturas costumam atingir quase 40 graus).
É uma festividade de cores que alegram o ambiente, uma cromoterapia que dá ânimo, força e vontade de continuar a viver, às vezes em condições muito duras. É uma daquelas cidades indianas onde vacas, macacos, bicicletas e uma enorme quantidade de tuk-tuks enchem as ruas e, mesmo assim, vivem em harmonia.
É um exemplo clássico do caos, do choque cultural, mas reserva muitas surpresas e não pode ficar fora do roteiro daqueles que querem conhecer o Rajastão, pois, atualmente, Jaipur é um importante centro de negócios, com todos os requisitos de uma
cidade metropolitana.
Deixe-se envolver para entender a cultura indiana
Caminhar pelo centro antigo de Jaipur pode ser desgastante, mas vale a pena! É preciso estar sempre atento ao trânsito e fugir da insistente abordagem dos vendedores nos mercados centrais. A cidade é repleta de feiras surreais, onde panos são estendidos no chão e a fruta e a verdura expostas. Tudo é muito rústico, com pouca higiene.
Os macacos fazem a festa nas copas das árvores e nos telhados das casas e vivem do que resta das feiras. Jaipur é um importante centro comercial da região. Um destino perfeito para entender melhor a cultura indiana.
Compras e artesanato
Os bazares, repletos de tecidos, roupas, lenços e acessórios de prata, estão espalhados pelas ruas, sempre com um vendedor sorridente à porta. Pulseiras, colares, anéis e brincos tradicionais do país fazem de Jaipur o paraíso das joias.
Assim, não deixe de ir a Gem Palace, se quiser adquirir uma verdadeira joia; a The Havelí, onde encontra réplicas de antiguidades asiáticas de madeira e ferro para a casa; a Village Textil, para comprar um lenço de seda (obrigatório), toalhas de mesa quase artesanais, tapetes e colchas; e, por, último, a Jaipur Handicrafts, uma fábrica que produz quase todos os tipos de artesanato – cerâmica, metal, pedras e tecido –, assim como quadros, esculturas e tapeçaria.
Percorra a galeria e fique a conhecer Jaipur em pormenor
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir
Onde comer
Onde ficar
Clima
No Norte da Índia há cinco estações – verão: de maio a junho; monção: de julho a setembro; outono: de outubro a novembro; inverno: de dezembro a janeiro; e primavera: de fevereiro a abril. No Sul, e em geral no litoral: O clima é tropical húmido, sujeito a regime de monção e com pouca variação de temperatura. A melhor época para visitar o país é entre março e outubro.
Documentos
Passaporte com uma validade mínima de seis meses e visto de turismo.
Outras Informações
Moeda Rupia indiana Idioma Hindi, inglês, konkani e marathi. O português é falado também por alguns sectores da população, especialmente, nos centros urbanos. Fuso horário + 5 h 30 m