Um dia em La Plata, a encantadora cidade nos arredores de Buenos Aires

Um dia em La Plata, a encantadora cidade nos arredores de Buenos Aires

Um dia em La Plata, a encantadora cidade nos arredores de Buenos Aires

Artigo de André Cruz Martins 25-02-2020

25-02-2020


Caso tenha alguns dias para estar em Buenos Aires, aconselhamos a que dedique um deles para visitar a cidade próxima de La Plata. Fica a 60 quilómetros e é um destino bastante interessante, sendo conhecida pelas avenidas diagonais que lhe dão um ordenamento bastante curioso. La Plata é a capital da província de Buenos Aires, sendo o seu principal centro económico, político, administrativo e educativo. Tem uma população de cerca de 800 mil pessoas e destaca-se por um conjunto de atrações turísticas que vale a pena visitar.

Dois edifícios históricos e um museu

Como já referimos, La Plata é conhecida como “Ciudad de las Diagonales”, por ter um traçado quadrado que é cortado por grandes avenidas diagonais. Nos seus cruzamentos formam-se grandes praças. É nestas praças e avenidas que podemos encontrar majestosos edifícios do final do século XIX e início do século XX que originaram outra alcunha para a cidade, “Atenas da América”.

Leia ainda: Buenos Aires, a cidade mais elegante da América do Sul

No centro histórico de La Plata, mais concretamente na Plaza Moreno, fica a Catedral de La Plata, um dos grandes símbolos da cidade. Construída em estilo neogótico, foi dedicada à Imaculada Conceição. Foi inspirada pelas catedrais europeias de Amiens e de Colónia. Do outro lado da rua, fica o edifício da Câmara Municipal, outra construção majestosa, em estilo renascentista alemão. No alto da sua torre encontra-se um típico relógio inglês que fazia parte da antiga estação ferroviária. Nas imediações, não perca ainda o Museu de La Plata, que se destaca essencialmente pelas coleções de História Natural.

Um enorme parque para as crianças

Se estiver a viajar com crianças, será imperdoável não passar pela República de los Niños, uma cidade em miniatura dedicada aos mais pequenos. Inaugurado em 1951 pelo presidente Juan Perón, foi o primeiro parque temático no continente americano para crianças. Inclusivamente, há quem diga que Walt Disney inspirou-se neste parque para criar a Disneyland. Há um aeroporto, peças de teatro ao ar livre, o Banco Municipal Infantil, o Museu Internacional do Boneco, o Palácio da Justiça Infantil, palácios, carrosseis e um comboio que percorre todo o parque.

A deliciosa gastronomia com múltiplas influências

A cozinha de La Plata foi muito influenciada pelos emigrantes que viveram na região no século XIX. Há por isso receitas de Espanha, Itália, Alemanha e Índia. Um dos pratos mais famosos é a “pizza à la portenha”. É feita com massa alta, muito queijo, pimentões, presunto e verduras. Em todos os cafés há empanadas. As mais tradicionais são as de carne, mas as de queijo também são deliciosas.

Veja também: Colômbia, o destino que merece uma visita com a mochila às costas

A picada é outro prato tradicional. Trata-se de uma tábua de queijos, presuntos e salames, normalmente vendida com uma garrafa de cerveja de 1 litro. Como não poderia deixar de ser, outra das especialidades é a carne maturada, preparada na tradicional parrilla argentina.  E não se esqueça que estamos numa região afamada de vinhos, especialmente tintos.

Percorra a galeria e veja mais fotos de La Plata.

< >

Partilhar Artigo

Top