As praias, os monumentos e a boa gastronomia de Lárnaca, uma das cidades mais antigas da Europa

As praias, os monumentos e a boa gastronomia de Lárnaca, uma das cidades mais antigas da Europa

As praias, os monumentos e a boa gastronomia de Lárnaca, uma das cidades mais antigas da Europa

Artigo de Redação 04-01-2024

04-01-2024


Lárnaca é um dos melhores destinos turísticos em Chipre. Tida como uma das mais antigas cidades europeias, o registo da chegada dos primeiros habitantes ocorreu por volta de 1300 a.C. Ao longo dos tempos foi um importante porto marítimo localizado estrategicamente no Mediterrâneo. A atual cidade cipriota situa-se no antigo reino de Kition, que foi colonizado por Gregos, Fenícios e Aqueus. Hoje em dia, é um destino turístico por excelência, conhecido pelos seus monumentos e boas praias. Terceira maior cidade do Chipre, Lárnaca está situada na costa sudeste da ilha.

O Athenon, o castelo e a igreja mais famosa

A zona conhecida como Athenon é a mais turística e sem dúvida das mais bonitas de Lárnaca. É uma longa avenida junto às praias que começa no castelo e vai até a marina. Possui diversos cafés com esplanadas. Lugar de visita obrigatória é o Castelo Medieval de Lárnaca. Existem dúvidas se foi construído no século XIV ou no século XVII. Hoje em dia, acolhe um museu com um interessante espólio de artefactos da época bizantina, armas, cerâmicas e pinturas.

Leia ainda: Chipre, a ilha de Afrodite

Desde as muralhas do castelo é possível observar uma das mais bonitas vistas de Lárnaca. A Catedral de São Lázaro é um dos símbolos da cidade. Foi construída no século IX, sendo famosa pela enorme torre do sino, em formato de pirâmide. De noite, a igreja é iluminada por luzes douradas.

As praias, o Lago Salgado e a Marina

Lárnaca está servida por excelentes praias. A mais famosa é a praia de Finikoudes. Possui muitas palmeiras e a sua água é calma e morna. É rodeada por um grande calçadão. A praia Mckenzie também merece uma visita, sendo conhecida pela areia fina de diferentes tonalidades. Referência ainda para a Praia Faros, normalmente tranquila, mas que ganha agitação nos fins-de-semana de verão.

Veja também: Izmir, a pérola do Egeu

Outra atração turística relevante é o Lago Salgado de Lárnaca. Trata-se de um complexo de quatro lagos salgados, com superfície total de 2.2 km². Além da grande beleza paisagística, destaca-se pela variedade de espécies de aves aquáticas. Outro bom programa é apanhar um barco na Marina de Lárnaca e dar um passeio para apreciar as vistas da cidade.

Os pratos típicos

O Halloumi é o ingrediente mais usado na culinária cipriota e Lárnaca não constitui exceção. É uma mistura de queijo de cabra e de ovelha, sendo utilizado como entrada, em saladas e até pratos doces. Em qualquer restaurante da cidade vai encontrar a Moussaka. É um género de lasanha, cozida em camadas de beringela, com guisado de cordeiro e molho branco. Depois, vai a assar no forno. E como cidade costeira de excelência, Lárnaca tem muitos restaurantes de peixe e marisco frescos.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Lárnaca.

< >

Partilhar Artigo