A cidade que é a meca das compras em Inglaterra e muito mais para descobrir em Leeds

A cidade que é a meca das compras em Inglaterra e muito mais para descobrir em Leeds

A cidade que é a meca das compras em Inglaterra e muito mais para descobrir em Leeds

Artigo de Redação 11-01-2024

11-01-2024


Leeds é uma cidade inglesa do condado de West Yorkshire, 300 quilómetros a norte de Londres e não muito longe de Manchester e de Liverpool. O seu nome deriva da antiga palavra bretã Ladenses que significa “o povo do rio que flui rápido”. Trata-se de uma referência ao rio Aire, que atravessa a cidade.

Leeds é a terceira cidade mais populosa de Inglaterra e com os seus 800 mil habitantes é apenas superada por Londres e Birmingham. Sem ser um destino turístico por excelência, há muito para ver e fazer em Leeds. Para além das excelentes opções para fazer compras, destaca-se por alguns locais históricos e bons museus.

Os melhores locais para compras

Leeds é uma das melhores cidades inglesas para fazer compras. O local mais emblemático é o Kirkgate Market, aberto desde 1857 e que é um dos maiores mercados públicos da Europa. Aqui vai encontrar todo o tipo de produtos, desde legumes e frutas, passando por bebidas, roupas, joias e muito mais.

Leia ainda: Cornualha, a Inglaterra das praias paradisíacas e da boa gastronomia

Basta atravessar a rua para chegar ao Victoria Quarter, uma zona cheia de lojas. Não faltam conceituadas marcas de roupa, naquela que é a zona mais nobre para fazer compras na cidade. Outro bom local para compras é o centro comercial Trinity Leeds. E também o Leeds Corn Exchange, antigo mercado de grãos da cidade. Apesar de não ter tantas opções, merece uma visita pela sua fantástica arquitetura do século XIX.

Um museu fantástico nas margens do rio Aire

Uma das principais atrações turísticas de Leeds é o Royal Armouries Museum. Apresenta uma impressionante coleção nacional de armas e armaduras ao longo de cinco andares e tem entrada gratuita. Destacam-se os mais de 2500 objetos no Salão do Aço e também as salas em que se pode aprender um pouco sobre a arte da guerra e a história da caça.

Veja também: Birmingham tem 571 parques, é um banho de cultura e foi o berço do heavy metal

Este museu fica nas margens do rio Aire, numa área aprazível, renovada muito recentemente. Trata-se de um excelente local para dar um passeio a pé, mas se desejar também pode andar de barco e ter uma outra panorâmica da cidade.

Dois locais históricos a não perder

Se gosta de igrejas imponentes, não deixe de visitar a Catedral de Leeds. Esta igreja católica foi fundada com o nome de Igreja de Santa Ana, em 1878. No entanto, o edifício foi demolido no final do século XIX, tendo o atual sido inaugurado em 1904 e alvo de uma grande restauração em 2006. É uma construção em estilo neogótico e destaca-se pelas relíquias de mártires católicos ingleses no altar.

Outro local histórico da cidade é o Leeds City Museum. Está aberto ao público desde 1821 e ficou muito danificado em 1941, na sequência de bombardeamentos efetuados na Segunda Guerra Mundial. Esteve encerrado a partir de 1965, mas reabriu com todo o vigor em 2008. Neste espaço são retratados os momentos mais emblemáticos de Leeds ao longo da história.

Leia também: Cotswolds, uma viagem à Inglaterra profunda das cidades e vilas pitorescas

Percorra galeria e veja mais fotos de Leeds.

  • A cidade que é a meca das compras em Inglaterra e muito mais para descobrir em Leeds
< >

Partilhar Artigo