Lesoto, o paraíso africano com paisagens fantásticas e um incrível parque nacional

Lesoto, o paraíso africano com paisagens fantásticas e um incrível parque nacional

Lesoto, o paraíso africano com paisagens fantásticas e um incrível parque nacional

Artigo de André Cruz Martins

O Lesoto é um pequeno país na África Austral que faz fronteira com a África do Sul. Tem a curiosidade de manter-se como uma das últimas monarquias em África. Os habitantes locais vivem da agricultura e da criação de ovelhas na cordilheira de Drakensberg, que domina a maior parte de um território que se encontra maioritariamente a mais de 2 mil metros de altitude.

Destino turístico pouco explorado, esconde autênticas maravilhas naturais que vale a pena conhecer. A melhor forma de chegar a Maseru, capital do Lesoto, é a partir de Durban ou Cape Town, na África do Sul.

Nos arredores da capital Maseru

Não há muito para ver e explorar na capital Maseru. Mas nos seus arredores fica a Montanha Thaba-Bosiu, o lugar onde a nação Basotho foi construída. Foi do alto desta montanha que Moshoeshoe I, o primeiro rei do Lesoto, auto-proclamou-se rei em 1824, unindo as tribos e lutando contra as diversas tentativas de invasões.

Leia ainda: As maravilhas do Ruanda, o surpreendente destino africano que poucos conhecem

A montanha servia como fortaleza e quando se passava na estrada em baixo não se imaginava a sua grande altitude. E por isso muitos inimigos de Moshoeshoe I foram enganados. Do alto de Thaba-Bosiu tem-se uma fantástica paisagem, sendo possível vislumbrar a montanha Qiloane, que inspirou o formato do chapéu tradicional do país. Aqui perto é possível visitar o Cultural Village. Trata-se de um pequeno museu que retrata as tradições da população local ao longo dos séculos.

Dois locais a não perder

Ainda no distrito de Maseru, pode pôr-se a caminho de Maletsunyane Falls, a maior cascata do país, com 196 metros de altura. São 90 quilómetros desde a capital para lá chegar e no caminho vai passando por incríveis paisagens verdejantes. Ali perto não pode perder outra atração famosa, a Ha Baroana Rock Paintings. Fica na pequena localidade de Nazareth e trata-se de uma caverna com pinturas rupestres feitas pelos Bushmen, um dos primeiros povos a habitar o sul do continente africano.

O Parque Nacional Sehlabathebe

Lugar imperdível para conhecer no Lesoto é o Parque Nacional Sehlabathebe, que se encontra a cerca de 3 mil metros de altitude. Aqui vai encontrar extensos pastos, muitas espécies de árvores e uma enorme sensação de liberdade. E sempre debaixo de um grande silêncio, apenas interrompido pelo chilrear dos pássaros. Pode caminhar ou passear a cavalo por este imenso parque e também nadar e pescar nos seus rios. Existe um abrigo no parque para pernoitar, mas que não possui eletricidade.

Percorra a galeria e veja mais fotos do Lesoto.

< >

Partilhar Artigo

Top