Lille, a capital do norte de França pode ter clima frio mas vai aquecer o seu coração

Lille, a capital do norte de França pode ter clima frio mas vai aquecer o seu coração

Lille, a capital do norte de França pode ter clima frio mas vai aquecer o seu coração

Artigo de André Cruz Martins 18-12-2019

18-12-2019


Considerada a capital do norte de França, Lille é uma cidade bastante interessante, que se destaca pelas construções históricas, bonitas igrejas e bons museus. Fica perto da fronteira com a Bélgica e os seus habitantes têm um sotaque cerrado. Alguns franceses brincam e dizem que Lille já faz parte da Bélgica. É uma cidade de média dimensão, com cerca de 225 mil habitantes (perto de 1,2 milhões de contarmos a área metropolitana). O clima costuma ser frio e chuvoso, por isso previna-se com agasalhos.

O Hôtel de Ville e o Porte de Paris

Pode começar a explorar o centro da cidade apreciando o Hôtel de Ville (o edifício da Câmara Municipal). Foi construído no início do século XX, com notória influência da arquitetura flamenga. Uma enorme torre com 104 metros de altura faz parte da sua estrutura, sendo considerado Património Mundial da UNESCO. É possível subir ao seu topo e apreciar a bela panorâmica sobre a cidade. Terá de cumprir os primeiros 100 degraus a pé e depois tem a opção de continuar a caminhada (são mais 300 degraus) ou apanhar um elevador.

Leia ainda: Marselha, sinónimo de luxo e celebridades

Ali bem perto fica o Porte de Paris, outro lugar incontornável. Trata-se de um arco do triunfo, construído entre 1685 e 1692, para celebrar a conquista da cidade por Louis XIV, em 1667. É considerada uma maravilha da arte militar e foi classificada como monumento histórico em 1875.

A Grand Place e a Casa de Charles de Gaulle

Ainda pelo centro, vá caminhando pelas suas ruelas enquanto aprecia a arquitetura flamenga e as casas típicas em tijolo castanho. Não deixe de passar pela enorme Grand Place, com os seus edifícios dos séculos XVII ao XIX. Nesta praça vai encontrar a Vieille Bourse, edifício em forma de quadrilátero. É composto por 24 casas que cercam um pátio interno, que serve como ponto de encontro de livreiros, floristas, habitantes locais a jogar às cartas e turistas.

Veja também: Nice tem boas praias, beleza natural, cultura e gastronomia com fama e proveito

Outra atração interessante é a casa de Natale Charles de Gaulle, local onde nasceu o famoso general e político francês. Foi transformada em museu e pode observar objetos pessoais deste estadista e documentos relevantes na história de França. E ainda passear pelo amplo jardim.

O Palácio das Belas Artes e a Igreja do Sagrado Coração

Se for um amante de arte, vai perder-se de amores pelo Palácio das Belas Artes. Localizado na Praça da República, ocupa um majestoso edifício do século XIX, sendo o segundo maior museu do género em França. Aqui vai poder apreciar obras de grandes pintores europeus, como Rubens, Goya, Van Dyck e Delacroix. E ainda belas esculturas francesas do século XIX, para além de uma incrível coleção de cerâmica dos séculos XVII e XVIII.

Antes ou depois de visitar este museu, pode passear pela Praça da República. Aqui vai encontrar várias fontes de água, bem como bons bares e restaurantes. Passe também pela Igreja do Sagrado Coração, construída pelo arquiteto francês Jules Batigny, entre 1875 e 1898. Destaca-se a torre sineira, que só foi terminada em meados do século XX.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Lille.

< >

Partilhar Artigo

Top