Lucerna é para muitas pessoas a cidade mais bonita da Suíça e é fácil de perceber porquê

Lucerna é para muitas pessoas a cidade mais bonita da Suíça e é fácil de perceber porquê

Lucerna é para muitas pessoas a cidade mais bonita da Suíça e é fácil de perceber porquê

Artigo de André Cruz Martins 13-11-2019

13-11-2019


Lucerna é uma das mais belas cidades suíças. Localizada no centro do país, a cerca de uma hora de comboio de Zurique, destaca-se pela arquitetura majestosa e paisagens deslumbrantes. Rodeada pelas montanhas Rigi e Pilatus, nos Alpes suíços, encontra-se nas margens do rio Reuss e do lago Lucerna. Um cenário verdadeiramente idílico. A cidade é ainda conhecida pela excelente gastronomia, que vai para além do habitual fondue, queijo e chocolates.

A Kapellbrucke e a Torre D’Água

O centro histórico de Lucerna é de pequena dimensão e pode ser facilmente conhecido durante um dia, passeando a pé. Um dos pontos obrigatórios de paragem é a Kapellbrucke, construída no século XIV. É a mais antiga ponte coberta da Europa e na Idade Média já atravessava o rio Reuss. É uma das atrações turísticas mais populares da Suíça. Atrás da Kapellbrucke fica a Torre d’Água, um dos monumentos mais famosos da na Suíça. Foi construído no início do século XIV como parte da muralha da cidade. Já serviu de prisão e câmara de tortura.

O Monumento do Leão e as duas igrejas mais famosas

Ainda pelo centro de Lucerna, é imprescindível que faça uma paragem no Monumento do Leão. Foi esculpido por Lucas Arhon em 1820 para homenagear os soldados suíços que morreram a defender o rei Luís XVI durante a Revolução Francesa. Outro local a visitar é a Hofkirche, a principal catedral da cidade e e a mais importante igreja renascentista da Suíça. Este edifício do século 17 foi construído sobre as ruínas de uma basílica românica do século VIII. Ao contrário da maioria das igrejas da sua época, a sua decoração é modesta, em pedra branca.

Leia ainda: O Abinea Dolomiti é um dos hotéis mais românticos do mundo e tem vista para os Alpes suíços

Outra igreja famosa é a Jesuitenkirche (Igreja Jesuíta), a primeira em estilo barroco construída na Suíça. A sua construção começou em 1666, dedicada aos jesuítas que chegavam à cidade fugindo de outros países europeus, onde eram perseguidos. Na época, enquanto a maioria do país aderia ao protestantismo, Lucerna mantinha-se maioritariamente católica.

A deliciosa gastronomia

A gastronomia de Lucerna demonstra que há mais vida para além do fondue, do queijo e dos chocolates, alimentos tão típicos na Suíça. Um dos pratos mais emblemáticos da região é o Älplermagronen. Trata-se de macarrão com batata, queijo, creme e cebola. Prove ainda o Luzerner Chügelipastete (almôndegas se salsicha envolvidas em massa folhada). Já o Hafenchabis é um ensopado de borrego divinal e o Stunggis é cozinhado da mesma forma, mas eom carne de porco.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Lucerna.

< >

Partilhar Artigo

Top