Mahdia: A antiga capital da Tunísia

Mahdia: A antiga capital da Tunísia

Mahdia: A antiga capital da Tunísia

Artigo de Redação

Situada a cerca de 50 quilómetros de Monastir, a meio caminho entre Hammamet e Djerba, muitos dizem que Mahdia é um dos lugares mais tranquilos da Tunísia, cujo turismo está todo desenvolvido junto à costa, com hotéis, lojas e restaurantes. É a parte moderna da cidade, que não tem nada a ver com o seu centro histórico ou a Medina, com um labirinto de ruas e ruelas em todas as direções.

Todo o centro histórico está bem preservado, com belas praças e esplanadas, como a Praça do Cairo, frente à mesquita de Mustapha Hamza. Como em muitas cidades árabes, a Medina de Mahdia é um caos alegre entre os souks coloridos, com as suas diversas lojas de alfaiates, padeiros, ervanários, ourives e ferreiros. Para chegar ao centro da cidade tem de se passar por uma porta que se abre sobre as muralhas da cidade.

Não deixe de apreciar também as belas cores das portas de algumas casas. Outro dos grandes monumentos de Mahdia é o forte de Borj el Khabir, uma enorme fortaleza construída no século XVI, onde poderá tirar maravilhosas fotografias a partir do topo. Mesmo em frente da fortaleza encontram-se as ruínas do período púnico.

A partir da fortaleza, pode ver junto ao mar um pequeno cemitério, mas bonito, e mais adiante o farol de Mahdia. No porto, pode observar-se os restos das muralhas que
protegiam a cidade. Há que recordar que no tempo dos grandes califas apenas eles e sua comitiva estavam autorizados
a viver na cidade.

Guia do viajante

Onde ir

Museu de El Jem
Cidade antiga de Mahdia
Subway Diving Centre
Anfiteatro de El Jem

Onde comer

Restaurant Le Quai
Neptune
Café Sidi Salem Elghar
Le Lido

Onde ficar

Hotel Iberostar Royal El Mansour & Thalasso
Hotel El Mansour
Thalassa Mahdia
Mahdia Palace Thalasso
El Mouradi Cap Mahdia

Clima

De tipo mediterrânico, o clima é ameno e agradável. As temperaturas médias variam consoante as estações e as regiões.

Documentos

Passaporte válido com uma data de validade de, pelo menos, três meses a contar a partir da data de chegada.

Outras Informações

Moeda: Dinar tunisino. Idioma: Apesar do idioma oficial ser o árabe, o francês é amplamente falado e uma boa parte da população é bilingue. Nas zonas turísticas, os funcionários também falam inglês e, em muitos casos, alemão, italiano, espanhol e português, especialmente nos mercados e zonas comerciais. Fuso horário: A mesma hora de Portugal durante os meses de verão + 1 hora do que em Portugal durante os restantes meses do ano. Voltagem: 220 V. Não é necessário qualquer adaptador para os eletrodomésticos habitualmente utilizados em Portugal. Fotografia: É proibido fotografar edifícios militares e governamentais. Saúde: Não é necessário qualquer tipo de vacinação. Aconselha-se apenas a que se beba água engarrafada.

Partilhar Artigo

Top