Milford Sound, a oitava maravilha da natureza é um dos destinos da moda na Nova Zelândia

Milford Sound, a oitava maravilha da natureza é um dos destinos da moda na Nova Zelândia

Milford Sound, a oitava maravilha da natureza é um dos destinos da moda na Nova Zelândia

Artigo de André Cruz Martins

A Nova Zelândia é um país com lindas paisagens, de todo o tipo, mas se há lugar que está sempre no topo das votações é Milford Sound. Trata-se de um fiorde na South Island, a maior das ilhas neozelandesas. Fica a 288 quilómetros de Queenstown e atrai cerca de um milhão de visitantes por ano.

A grande maioria dos viajantes chega a Milford Sound a partir de Queenstown, em excursões que fornecem transporte de autocarro e passeio de barco. No entanto, também é possível fazê-lo alugando um carro (a viagem dura cerca de três horas e meia desde Queenstown) e até a pé, num trilho com a duração de quatro dias que sai da cidade de Te Anau.

Beleza selvagem e intocada

O Homem não pode chegar a muitos lugares no mundo com tamanha beleza natural selvagem e intocada. Milford Sound foi mesmo descrito como a oitava maravilha da natureza pelo famoso escritor britânico Rudyard Kipling (1865-1936). O seu ponto mais alto é o Pico Mitre, a 1692 metros de altitude.

Leia ainda: Nova Zelândia, o país dos quivis e da saga do Senhor dos Anéis

O fiorde pertence ao complexo de Te Wahipounamu, que contempla uma série de quatro parques nacionais neozelandeses que fazem parte da lista de Patrimónios Mundiais da UNESCO. O local foi descoberto pelo capitão John Grono, em 1812. Deu-lhe o nome de Milford Haven, em homenagem a um porto natural com o mesmo nome localizado no País de Gales, o seu país natal. Posteriormente, o nome foi renomeado para Milford Sound.

Cuidado com a chuva

Milford Sound é conhecido como um dos locais onde chove mais em todo mundo, o que não tem afastado os turistas. É aliás graças à chuva que se formam magníficas cachoeiras temporárias nas falésias. A temperatura média varia entre os 6 graus no inverno e os 14 graus no verão. Independentemente da época do ano, leve um impermeável e um casaco quente. As excursões mais comuns a Milford Sound são de cruzeiro, que inclui a entrada no Observatório Subaquático. Aqui, pode aproximar-se das paredes de pedra e cachoeiras e observar o mundo aquático através das janelas do observatório.

O Fiordland National Park

O mais conhecido dos quatro parques nacionais do complexo de Te Wahipounamu é o Fiordland National Park. Aquele que é o maior parque nacional da Nova Zelândia foi criado em 1952, para proteger o seu ecossistema. Ocupa uma área de 12500 quilómetros quadrados, três vezes maior do que o segundo maior parque nacional neozelandês, o Kahurangi National Park. Para além de proporcionar magníficas vistas, é um paraíso para quem gosta de fazer canoagem no meio dos seus fiordes. É ainda indicado para a prática de mergulho e para avistar golfinhos, leões marinhos e pinguins.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Milford Sound.

< >

Partilhar Artigo

Top