Museus, monumentos, igrejas e muito mais para conhecer na bonita cidade de Frankfurt

Museus, monumentos, igrejas e muito mais para conhecer na bonita cidade de Frankfurt

Museus, monumentos, igrejas e muito mais para conhecer na bonita cidade de Frankfurt

Artigo de André Cruz Martins

Frankfurt é uma cidade alemã muito conhecida por ter um dos maiores e mais movimentados aeroportos do mundo, muito utilizado para escalas de voos. É ainda o centro financeiro e de transportes da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental. É lá que estão localizadas sedes de importantes instituições como o Banco Central Europeu, o Banco Federal Alemão e a Bolsa de Valores de Frankfurt. E ainda de grandes bancos comerciais, como o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank. Para além ao aeroporto e das instituições financeiras, há muito a descobrir na maior cidade do estado de Hesse e quinta maior da Alemanha

Três atrações a não perder

O Städel é o mais importante museu de Frankfurt e um dos mais conceituados na Alemanha. Este museu de arte foi fundado em 1818 e exibe quase 3 mil pinturas e uma coleção gráfica com mais de 100 mil desenhos e impressões. Tem ainda mais de 600 esculturas que cobrem os últimos sete séculos da história da arte europeia.

Leia ainda: Estugarda, a capital alemã do vinho, das piscinas de água quente e do mundo automóvel

O grande ícone da cidade é a sua ponte de ferro, o principal ponto de ligação entre as duas margens do rio Main. Tem 170 metros de comprimento e é feita de aço, com dois pilares no meio. Como acontece com outras pontes muito conhecidas, os casais colocam cadeados na ponte, como forma de simbolizar o amor eterno. A verdade é que são já largos milhares de cadeados, que têm abalado a estrutura da ponte. Outra atração a não perder é a Igreja de São Nicolau (Alte Nikolaikirche). Trata-se de uma igreja medieval protestante construída no século XII e reconstruída no século XV. Destaca-se pelos 51 sinos e pela fachada de pedras avermelhadas.

Praça Römerberg, o centro da ação

No centro da cidade, a Praça Römerberg é a zona pedestre mais movimentada e acolhe muitas atrações turísticas. Nomeadamente o Römer, edifício medieval imponente e que desde o século XV funciona como a sede do poder local. Hoje em dia, é lá que fica a Câmara Municipal. Nesta praça fica também o Museu de História. A sua coleção mostra-nos a evolução da história de Frankfurt e a sua área mais relevante é a destruição de que foi alvo durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja também: Colónia, a cidade que alia cultura e diversão como poucas

Esta praça tem ainda muitos cafés e restaurantes, que ficam completamente cheios quando o sol espreita, mesmo que continue um frio de rachar. A Praça Römerberg fica ainda mais bonita em dezembro, quando acolhe a Feira de Natal, que atrai milhares de pessoas, muitas vindas de outras zonas da Alemanha e até de países próximos.

A Casa de Goethe e a melhor vista

A Casa de Goethe é outro local de visita incontornável. Trata-se da habitação onde nasceu e cresceu o famoso escritor alemão Johann Wolfgang Goethe. A casa tem quatro andares e a zona mais impressionante é a enorme biblioteca, com centenas de livros antigos muito bem preservados. Por fim, uma dica sobre a melhor vista de Frankfurt, obtida desde o deck de observação da Main Tower. Trata-se de um edifício comercial com 56 andares e 200 metros de altura, cuja construção durou entre 1996 e 1999.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Frankfurt.

< >

Partilhar Artigo

Top