Nápoles. Caos, cultura e as melhores pizzas do mundo
Nápoles. Caos, cultura e as melhores pizzas do mundo
Nápoles. Caos, cultura e as melhores pizzas do mundo
13-12-2023
Nápoles é a capital da região da Campânia, conhecida por ser rica em história, artes, cultura, arquitetura, música e gastronomia. Há mais de 2800 anos que desempenha um importante papel na península italiana. Situada na costa oeste de Itália, está no meio de duas importantes áreas vulcânicas: o monte Vesúvio e Campi Flegrei, o supervulcão adormecido no golfo de Pozzuoli.
Nápoles é caótica! Nesta região reina a pobreza, o crime organizado e o desemprego. Porém, a mesma também apresenta o reverso da medalha: paisagens magníficas, uma gastronomia de se lhe tirar o chapéu e História e cultura a rodos!
À beira de uma bela baía, tem o Vesúvio ao lado e as bonitas ilhas de Capri, Ischia e Procida à frente. Pompeia e Herculano, ensombradas pelo vulcão que as destruiu, apresentam das mais belas ruínas romanas de toda a Itália.
Nápoles tem o Vesúvio ao lado e as bonitas ilhas de Capri, Ischia e Procida à frente
Durante inúmeros séculos, Nápoles dominou todo o território do sul de Itália. A História da região da Campânia está associada aos Etruscos e Gregos, civilizações testemunhadas pelas gigantescas ruínas de Paestum.
Fundada no século IX a.C., como uma colónia da Grécia Antiga, é uma das mais velhas cidades de todo o Mundo. Como um microcosmos da História europeia, Nápoles viu surgirem e desaparecerem diversas civilizações, cada qual deixando vestígios na sua herança artística e arquitectónica.
O centro histórico de Nápoles é dos maiores da Europa, em termos de área: 1700 hectares, classificados pela Unesco como Património Mundial. Ao longo da História, foi a capital de ducados, reinos e de um império, assim como um importantíssimo centro cultural, especialmente durante o período da Renascença e do século XVII ao XIX.
De 1282 a 1816, foi a capital do Reino de Nápoles; após essa data, uniu-se à Sicília, tornando-se a capital das Duas Sicílias, até à unificação da Itália, em 1861.
Nos seus limites administrativos, Nápoles possui cerca de um milhão de habitantes, sendo considerada a cidade mais densamente povoada de Itália. Foi duramente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial; profundamente reconstruída, prepara-se para albergar o fórum Universal de Culturas já em 2013.
Esta cidade é também sinónimo popular de piza, iguaria que teve aí a sua origem, e de música romântica, pois foi aqui que o bandolim e um tipo muito característico de melodia tiveram a sua maior expansão.
Percorra a galeria e veja mais fotos de Nápoles.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir












Onde comer







Onde ficar














Clima
Nápoles tem um clima tipicamente mediterrânico, com Invernos moderados e chuvosos e Verões quentes e secos, porém sempre refrescados pela brisa marítima que raramente falta no seu golfo. O sol brilha, em média, 250 dias por ano. A classificação climática das comunas italianas insere a cidade na zona climática C. A particular conformação morfológica do território leva a que a cidade apresente diferentes microclimas, com a possibilidade de encontrar variações atmosféricas significativas, movimentando-se apenas poucos quilómetros.
Documentos
Basta levar o cartão de cidadão; convém, também, levar o cartão europeu de seguro de doença.
Outras Informações
Moeda: Euro Idioma: Italiano Diferença horária: UTC/GMT + 1 hora