Nice tem boas praias, beleza natural, cultura e gastronomia com fama e proveito

Nice tem boas praias, beleza natural, cultura e gastronomia com fama e proveito

Nice tem boas praias, beleza natural, cultura e gastronomia com fama e proveito

Artigo de André Cruz Martins

Nice é uma das mais bonitas e glamorosas cidades francesas. Fica situada no sul do país, na famosa Côte d’Azur (Riviera francesas) e destaca-se por estar inserida num cenário de grande beleza natural. No verão, é um dos destinos preferidos dos franceses abastados, que gostam de aproveitar as suas magníficas praias. Nice tem também importantes atrações culturais e uma gastronomia famosa.

Duas praias para conhecer

A maior parte das praias de Nice têm pedrinhas e não areia fina, mas ainda assim, conservam o seu encanto. Uma das mais famosas é a Blue Beach, que apresenta um mar azul-turquesa, normalmente sem grande ondulação. É uma excelente opção para ir com a família, dispondo ainda de bons serviços de restauração.

Leia ainda: Blois, a cidade francesa do Vale do Loire que é um museu a céu aberto

Outra praia bastante interessante é a Castel Plage, que começa no final da Promenade d’Anglais em Nice, o famoso calçadão que se encontra ao lado das praias da cidade. Daqui consegue-se ter uma vista fantástica sobre a Baie des Anges. Possui um magnífico restaurante, onde pode deliciar-se com boa comida local e pratos italianos. Mais adiante falaremos da conceituada gastronomia local

Explorando a cidade

Um dos melhores programas para fazer em Nice é caminhar pela já mencionada Promenade des Anglais. O calcadão também tem ciclovia e proporciona vistas magníficas para o mar. Não pode ainda deixar de visitar o Parque de la Colline du Château, que possui um miradouro que permite observar a incrível paisagem da Riviera francesa.

Veja também: Étretat, a cidade das falésias brancas, do queijo de cabra e das melhores ostras de França

Se gosta de igrejas, passe pela catedral de Nice, dedicada à Assunção da Virgem Maria. Foi construída entre 1650 e 1699 e está classificada como monumento histórico desde 1906. O seu interior é muito rico, destacando-se pelos bonitos vitrais e pinturas valiosas. Visite ainda o MAMAC (Museu de Arte Moderna e Contemporânea). No seu espólio encontramos uma grande variedade de artistas modernos da cidade, com óbvio destaque para Yves Klein, famoso pintor do pós-Segunda Guerra Mundial.

Gastronomia afamada

Nice tem uma das mais afamadas gastronomias francesas, sendo conhecida como “cuisine niçoise”. Destaca-se pela utilização de produtos regionais, normalmente acompanhados por azeite de oliva. Em muitos dos pratos não faltam plantas aromáticas como o manjericão, o alho, o tomilho e farigoulette.

A sala niçoise é famosa em todo o mundo, sendo feita com alface, tomate, atum, ovos, batatas e salsicha picada. As carnes recheadas e a ratatouille niçoise são outros pratos habituais. Este último é feito com verduras picadas (pimentão, berinjela, tomate e cebola), temperadas com ervas mediterrâneas e estufadas em fogo brando. É geralmente servida como acompanhamento ou no pão. A fougasse também é típica de Nice. É um tipo de pão muito macio, recheado com cebola, azeitonas, anchovas e bacon. No entanto, pode conter muitos outros recheios.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Nice.

< >

Partilhar Artigo

Top