Nursultan, a espetacular capital do Cazaquistão que mistura modernidade e antiguidade

Nursultan, a espetacular capital do Cazaquistão que mistura modernidade e antiguidade

Nursultan, a espetacular capital do Cazaquistão que mistura modernidade e antiguidade

Artigo de André Cruz Martins 04-03-2020

04-03-2020


O Cazaquistão não é um destino da moda, mas cada vez mais pessoas estão atentas a este país da Ásia Central. Em especial a Nursultan, a sua capital super moderna. A cidade já se chamou Astana, mas agora o seu nome homenageia Nursultan Nazarbaev, o pai da independência cazaque. Nursultan é um destino cheio de história e cultura para descobrir sem pressas. Saiba o que não pode perder nesta incrível cidade da ex-União Soviética.

Contraste entre modernidade e antiguidade

Nursultan é certamente das cidades mundiais em que se nota um maior contraste entre modernidade e antiguidade. As suas ruas mais famosas estão cheias de arranha-céus e construções megalómonas. No entanto, mesmo ali ao lado, há casas “normais” e com ruas cheias de buracos.

Leia ainda: Beirute e outros destinos que não pode perder no Líbano

Uma das atrações turísticas que não pode perder na cidade é a Torre Bayterek. Possivelmente o maior símbolo da tal modernidade. Tem 100 metros de altura e do seu topo tem-se uma vista deslumbrante. No local existe ainda uma galeria de arte e um Oceanário. Outro lugar a visitar é a Mesquita Hazret Sultan. É a maior mesquita da Ásia Central e foi construída em estilo islâmico clássico. Mas com ornamentação tipicamente cazaque. É tão grande que consegue acolher até 10 mil pessoas.

Uma praia artificial e a comida típica

Se estiver em Nursultan durante o verão, não perca a oportunidade de conhecer o Sky Beach Club. Trata-se de uma praia artificial no topo do Khan Sadir, um dos enormes centros comerciais da cidade. No que toca à comida típica, há muita carne à mesa dos habitantes locais. Principalmente carne guisada. O prato nacional é o Beshbarmak, feito de carne de carneiro, cavalo ou boi. É cortada em pequenos pedaços e servida com massa e um género de caldo.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Nursultan.

< >

Partilhar Artigo

Top