Oaxaca, uma viagem ao México profundo e multicultural

Oaxaca, uma viagem ao México profundo e multicultural

Oaxaca, uma viagem ao México profundo e multicultural

Artigo de André Cruz Martins

Oaxaca, no México, foi votada como a quinta melhor cidade do mundo para visitar em 2019 pela conhecida revista de turismo “Travel+ Leisure”. Situada no sul do México, destaca-se pela diversidade de línguas e povos, sendo muito usual ainda ouvir-se o zapoteco, a língua dos indígenas.

Oaxaca de Juaréz é a capital do estado, sendo um importante centro histórico e cultural. É uma grande cidade, com cerca de 3 milhões de habitantes, sendo conhecida pela boa gastronomia e pela cor e alegria das suas ruas. Neste destino, temos acesso ao México mais profundo, que preserva a sua identidade e costumes típicos.

Centro Histórico de Oaxaca

Apesar de ser uma grande cidade, o centro histórico de Oaxaca é de pequenas dimensões. Durante apenas um dia, é possível percorrer a pé as suas principais atrações. Enquanto vamos caminhando, parece que viajamos no tempo, enquanto observamos os casarões históricos que nos rodeiam.

Leia ainda: Boracay: Um lugar para visitar uma vez na vida

A praça do Zócalo é “onde tudo acontece”. Lá não faltam cafés e restaurantes com esplanada. E também vendedores ambulantes de comida (se tiver coragem, experimente os gafanhotos fritos) e de souvenirs. Por vezes, há também espetáculos de danças típicas da região.

Gastronomia condimentada e colorida

Oaxaca é conhecida por ser uma das cidades que oferece da melhor comida típica do México. Aqui pode deliciar-se com pratos que misturam pimentas, carnes, milho e molhos condimentados, à base de chili e outras especiarias. Esta é a “Cidade dos 7 moles”, nome pelo qual são conhecidos os seus molhos. O mais famoso é o mole negro, que tem 34 ingredientes, incluindo seis variedades de pimenta.

Veja também: Peru, o país dos vulcões, dos grandes parques e da incrível capital Lima

Um dos pratos típicos é a tortilha de milho com feijão em pasta e queijo branco moído. Já o Tasajo é uma carne bovina cortada em tiras finas, que é salgada e pendurada para secar por vários dias. Através deste método, a carne vai-se desidratando lentamente, mantendo todo o seu sabor. A acompanhar a (pesada) comida, nada melhor do que beber um mezcal, bebida destilada artesanal feita à base do agave e que contribui para uma boa digestão.

O Monte Albán

Imperdível numa viagem a Oaxaca é a visita ao Monte Albán, antiga capital do império zapoteca. Esta é a mais antiga cidade pré-colombiana em todo o México e América Central. Conheça o enorme sítio arqueológico, a 10 quilómetros do centro de Oaxaca e com autocarro direto. Também existe um museu, que conta toda a história do império zapoteca.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Oaxaca.

< >

Partilhar Artigo

Top