A Croácia e a Bósnia são dois excelentes países para visitar no verão. As suas magníficas praias são bem conhecidas internacionalmente, mas o que muitos desconhecem são os incríveis parques nacionais que ali podemos encontrar. Os parques nacionais na Bósnia e Croácia merecem uma visita.
Leia também: Os 10 destinos europeus que estão na moda no verão de 2019
As paisagens são deslumbrantes e as águas mornas, com temperaturas que chegam aos 30 graus. Estes parques desempenham ainda um papel importante na conservação da biodiversidade e do património cultural.
Percorra a galeria e conheça os melhores parques nacionais na Croácia e da Bósnia e dicas do que fazer nas suas imediações
Siga A Próxima Viagem no Instagram
-
Mljet (Croácia) | Mljet é o único parque nacional na região de Dubrovnik. Trata-se de uma ilha com dois lagos de água salgada, chamados Veliko e Malo Jezero, ou seja, “Maior” e “Menor”. Existe também uma ilha com um Mosteiro Beneditino do século XII.
Por aqui a natureza permanece praticamente intacta e existem densas florestas em redor da água, cuja temperatura chega muitas vezes aos 30 graus.
É possível passar a noite em Mljet, pois existem alojamentos de qualidade, mas a maior parte dos turistas chega de Dubrovnik para passar o dia, regressando ao final da tarde.
-
Krka (Croácia) | O parque nacional de Krka destaca-se pela água muito transparente, convidando ao mergulho, à beira das cachoeiras. É aqui que fica a Ilha de Visovac, com o Mosteiro Francisco de Nossa Senhora da Misericórdia e a Igreja de Nossa Senhora do Visovac, ambos do século XV. No mosteiro é possível observar uma valiosa coleção arqueológica e uma biblioteca com obras históricas e valiosas.
Já na localidade de Roski Slap é possível ver moinhos de água, visitar um majestoso mosteiro e as ruínas de Trosenj.
-
Una (Bósnia) | O parque nacional de Una encontra-se na confluência dos rios Una, Unac e Krka, proporcionando uma paisagem natural deslumbrante. Ao longo do parque existem inúmeras cachoeiras que contribuem para a transparência da água.
Destaca-se a grande diversidade de flora e fauna. Uma das mais notáveis espécies animais é a salamandra aquática, que pode ser encontrada em cavernas subaquáticas. E ao longo dos seus passeios pelos montes da ilha, não se espante se der de caras com um lince dos Balcãs.
O rio Una é ideal para a prática de desportos aquáticos, como mergulho e rafting.
-
Sutjeska (Bósnia) | O Sutjeska é o parque nacional mais antigo da Bósnia, existindo desde 1962. Destaca-se pela montanha Maglic, que com os seus 2386 metros de altitude é o ponto mais alto do país. Este parque teve grande importância histórica, pois foi o local da Batalha de 1943 dos Sutjeska durante a Segunda Guerra Mundial.
Aqui fica a cachoeira Skakavac, uma das maiores quedas de água do país, formada no rio Peruica. Densas florestas cobrem cerca de dois terços da área terrestre do parque e a restante paisagem é composta por prados e solo rochoso.
No que toca à vida animal, há ursos, gatos e cabras selvagens, raposas, javalis e lobos. E mais de 300 espécies de aves.
-
Lagos de Plitvice (Croácia) | O parque nacional dos Lagos Plitvice é uma das mais belas atrações da Croácia e fica a 140 quilómetros da capital Zagreb. Ao todo, são 16 lagos que variam entre uma cor azul profunda e verde esmeralda, ligados por muitas cachoeiras.
O parque divide-se em duas partes. Os “lagos baixos” é a zona mais bonita, sendo constituída por quatro lagos rodeados por paredões de pedra até 40 metros de altura. É aqui que se encontra a ‘Great Waterfall’, a maior cachoeira da Croácia. A outra zona é a dos “lagos altos”, que engloba os 12 lagos restantes.
É um parque ideal para quem gosta de longas caminhadas, trilhos e respirar ar puro.
Siga A Próxima Viagem no Instagram