Palau, um dos paraísos do mundo que tem os dias contados

Palau, um dos paraísos do mundo que tem os dias contados

Palau, um dos paraísos do mundo que tem os dias contados

Artigo de Sofia Sérgio

Palau é um conjunto de 200 ilhas, sendo conhecida por ser “Rock Island”, visto que são várias “rochas” juntas. A República de Palau faz parte dos Estados Federados da Micronésia, no Oceano Pacífico.

Este lugar paradisíaco conta com história com mais de três mil anos, no entanto, apenas se sabe a partir do século XIX. Tudo começou em 1543, quando Ruy López de Villalobos, um explorador espanhol, descobriu os vários “pedaços” de terra que constituem a Ilha das Rochas, traduzido à letra. Depois dos espanhóis este local foi propriedade de países como o Japão ou os Estados Unidos da América. Só em 1994 é que o arquipélago, ao fim de várias tentativas, conseguiu ser independente no Tratado de Livre Associação.

A partir daí e até hoje as ilhas têm recebido milhares de turistas nas várias ilhas de Palau. As principais são Angaur, Babeldaob, Koror e a Eil Malk. Cada uma delas tem experiências únicas e diferentes.

Angaur

Na Segunda Guerra Mundial, as tropas americanas estavam instaladas nestas ilhas, principalmente em Angaur. Por isso, neste local, é possível encontrar vestígios como aviões, barcos e armas espalhados pela ilha e debaixo de água.

Babeldaob

É a “rocha” maior de Palau e por ter a maior área terrestre, vai encontrar várias atividades para fazer. A principal atração são as cascatas, sendo que, a melhor é a Ngerdmau. Para lá chegar é necessário fazer uma caminhada de 40 minutos, com alguns obstáculos, no entanto compensa no final.

Koror

Se pretende conhecer a cultura e as pessoas de Palau, terá de ir até Koror. É a ilha mais habitada por locais e por isso poderá conhecer mais pormenores dos seus habitantes neste “pedaço” do arquipélago. Para além da cultura, este lugar é conhecido por ter corais incríveis na sua baía.

Eil Malk

A ilha em si é bonita, dá para fazer passeios, ver cascatas e ter pelos passeios à beira mar. No entanto, a parte mais bela desta ilha é o “Jellyfish Lake”, que em português significa lago das alforrecas. Está a imaginar um lugar só com animais cor de rosa? É o que vai encontrar neste local. Só os mais corajosos é que vão conseguir mergulhar, mas cuidado.

São consideradas ilhas que vão desaparecer nas próximas décadas, visto que já perderam nove centímetros para o oceano. Isto está a acontecer com estas e outras ilhas, devido ao aquecimento global. Pode ver aqui quais são as ilhas paradisíacas que já estão a sofrer as consequências das alterações climáticas.

< >

Guia do viajante

Onde ir

Angaur
Koror
Babeldaob
Jellyfish Lake
Lago das águas-vivas
Ilhas Chelbacheb
Belau National Museum
Ngardmau Waterfall
IMPAC
Palau Aquarium

Onde comer

Elilai Grill and Bar
Taj
Kramer's Cafe
Rock Island Cafe
Bem Ermii Burgers & Fries
Marina Café VITA
L' Amarena Gelato Shop
Suriyothai

Onde ficar

Palau Pacific Resort
Palau Central Hotel
West Plaza Hotel Malakal
Palau Paradise Hotel
Palau Hotel

Clima

Clima tropical moderado, com temperatura média 27ºc e humidade 82%. A época das chuvas decorre de Julho a Outubro.

Documentos

Não é necessário visto, se tiver menos de três meses, apenas passaporte.

Outras Informações

Língua A língua oficial é o paluano, mas o inglês é correntemente utilizado. Moeda A moeda utilizada é o dólar americano.

Partilhar Artigo

Top