Palau, um paraíso que tem os dias contados
Palau, um paraíso que tem os dias contados
Palau, um paraíso que tem os dias contados
03-10-2023
Palau é um conjunto de 200 ilhas, sendo conhecida por ser “Rock Island”, visto que são várias “rochas” juntas. A República de Palau faz parte dos Estados Federados da Micronésia, no Oceano Pacífico.
Este lugar paradisíaco conta com história com mais de três mil anos, no entanto, apenas se sabe a partir do século XIX. Tudo começou em 1543, quando Ruy López de Villalobos, um explorador espanhol, descobriu os vários “pedaços” de terra que constituem a Ilha das Rochas, traduzido à letra.
Leia também: Austrália, a terra de contrastes e beleza selvagem
Depois dos espanhóis este local foi propriedade de países como o Japão ou os Estados Unidos da América. Só em 1994 é que o arquipélago, ao fim de várias tentativas, conseguiu ser independente no Tratado de Livre Associação.
A partir daí e até hoje as ilhas têm recebido milhares de turistas nas várias ilhas de Palau. As principais são Angaur, Babeldaob, Koror e a Eil Malk. Cada uma delas tem experiências únicas e diferentes.
Angaur
Na Segunda Guerra Mundial, as tropas americanas estavam instaladas nestas ilhas, principalmente em Angaur. Por isso, neste local, é possível encontrar vestígios como aviões, barcos e armas espalhados pela ilha e debaixo de água.
Babeldaob
É a “rocha” maior de Palau e por ter a maior área terrestre, vai encontrar várias atividades para fazer. A principal atração são as cascatas, sendo que, a melhor é a Ngerdmau. Para lá chegar é necessário fazer uma caminhada de 40 minutos, com alguns obstáculos, no entanto compensa no final.
Koror
Se pretende conhecer a cultura e as pessoas de Palau, terá de ir até Koror. É a ilha mais habitada por locais e por isso poderá conhecer mais pormenores dos seus habitantes neste “pedaço” do arquipélago. Para além da cultura, este lugar é conhecido por ter corais incríveis na sua baía.
Eil Malk
A ilha em si é bonita, dá para fazer passeios, ver cascatas e ter pelos passeios à beira mar. No entanto, a parte mais bela desta ilha é o “Jellyfish Lake”, que em português significa lago das alforrecas. Está a imaginar um lugar só com animais cor de rosa? É o que vai encontrar neste local. Só os mais corajosos é que vão conseguir mergulhar, mas cuidado.
São consideradas ilhas que vão desaparecer nas próximas décadas, visto que já perderam nove centímetros para o oceano. Isto está a acontecer com estas e outras ilhas, devido ao aquecimento global. Pode ver aqui quais são as ilhas paradisíacas que já estão a sofrer as consequências das alterações climáticas.
Leia também: Alerta: Estes destinos estão a limitar a entrada de turistas
Percorra a galeria e veja mais fotos de Palau.
Siga A Próxima Viagem no Instagram
Guia do viajante
Onde ir
Onde comer
Onde ficar
Clima
Clima tropical moderado, com temperatura média 27ºc e humidade 82%. A época das chuvas decorre de Julho a Outubro.
Documentos
Não é necessário visto, se tiver menos de três meses, apenas passaporte.
Outras Informações
Língua A língua oficial é o paluano, mas o inglês é correntemente utilizado. Moeda A moeda utilizada é o dólar americano.