Por que assistir ao carnaval do Rio de Janeiro num Camarote? Nós explicamos

Por que assistir ao carnaval do Rio de Janeiro num Camarote? Nós explicamos

Por que assistir ao carnaval do Rio de Janeiro num Camarote? Nós explicamos

Artigo de Redação 04-03-2025

04-03-2025


Por que assistir ao carnaval do Rio de Janeiro num Camarote? A vista privilegiada para o sambódromo é uma das principais atrações. Um trabalho que demora um ano a conseguir e precisa de um investimento de cerca de um milhão e meio de euros. Falámos com Rodrigo Lyra, sócio do Camarote Rio Praia.

Esta espaço é um dos camarotes “mais badalados” da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, Brasil, e este ano esgotou nos cinco dias de folia. Para entrar no Rio Praia tem de ter uma camisola que é dada no momento em que compra o bilhete de acesso. Todos os dias a cor é diferente. À Próxima Viagem Rodrigo Lyra explica como funciona o espaço, que proporciona outra festa dentro da grande festa do sambódromo, que oferece comida e bebida à descrição até as 6 da manhã e shows com bandas conhecidas. E, claro, pode ainda encontrar algumas celebridades no espaço e cruzar-se com Adriana Galisteu, por exemplo, entre muitas outras.

Três dias de Camarote Rio Praia. Qual o balanço que faz do Carnaval na Marquês de Sapucaí desse ano?
Tudo muito bom. Muito forte, cada ano que vem volta cada mais forte. O carnaval é uma festa imensurável, difícil de explicar por palavras quem vive isso todo o ano.

Este camarote tem oito anos. Há muito trabalho feito para conseguir que o Rio Praia seja um dos mais prestigiados da Marques de Sapucaí
Sim. Nós temos cerca de 200 pessoas a trabalhar na montagem e desmontagem, mais umas 120 durante o evento.

“O carnaval é uma festa imensurável, difícil de explicar por palavras”

Rodrigo Lyra

Com quanto tempo de antecedência começaram a preparar toda a estrutura do camarote para ficar tudo pronto para o Carnaval?
É o ano todo. Não pára. Acabamos agora e em março já começamos a preparar o outro ano. Fisicamente, entregam-nos isto 20 dias antes para fazer essa montagem toda. É muito pouco tempo. Entregam tudo no ferro e agora vocês veem isso tudo o que encontram aqui hoje. São muitas horas de trabalho que estão aqui. Nós temos alguns patrocinadores também, a Pandora que é a nossa patrocinadora master, mas temos mais, Chandon, Bombay, Grey Goose, Dewars, Corona, Chopp Brahma, Coca Cola, Água Mineral, Sadia, Hellmanns, Vitali Gelato, Nestlé, O Burguês, Frigocopa, Bauducco, Lolla, Granado e Make In Rio by Vizzela, que nos ajudam a fazer isso tudo. Tudo é uma construção de imagem e de posição que vamos fazendo ao longo do período desses oito anos, para conseguirmos chegar onde queremos.

Pode ainda encontrar algumas celebridades no espaço e cruzar-se com Adriana Galisteu

Há um investimento muito grande?
Sim, muito alto. Parece uma coisa pouca, mas é muita coisa. Cerca de 10 milhões de reais (cerca de um milhão e meio de euros) para fazer isso aqui, todos os anos. Show, espaço, segurança, a montagem toda, pode ter a certeza que investimos, no mínimo, esse valor todos os anos.

Como nasceu o Camarote Rio Praia?
Ele nasce com o intuito de termos uma festa grandiosa dentro de outra festa. É um plus, sabendo que as Escolas de Samba são as principais atrações que temos aqui, mas temos também grandes shows para trazer o público e que possam ver outras coisas. Para além disso dar todo esse conforto para que possam curtir esse carnaval. Somos dois sócios, eu e o Bruno Português.

“Cerca de 10 milhões de reais (cerca de um milhão e meio de euros) para fazer isso aqui, todos os anos.”

Rodrigo Lyra

O que é que este camarote tem de diferente de todos os outros?
A nossa essência é samba, os shows são de samba. Os grandes artistas são as escolas de samba, sem elas não tem esta festa aqui. Nós temos sempre bandas e celebridades também. Todos os anos tem inovação, todos os anos agente procura um novo conceito

“Entregam-nos isto 20 dias antes para fazer essa montagem toda”

Neste camarote há pessoas de todas as idades, tem um espaço lá em baixo com pessoas um pouco mais velhas…
Nós somos muito ecléticos, é um espaço muito familiar, a ideia é que seja um ambiente bem familiar mesmo, temos de todas as idades. Essa é uma das nossas preocupações, que toda a gente possa assistir.

Qual a capacidade deste camarote?
Nós esgotamos todos os dias, no total de 1300 pessoas por dia, são muitas pessoas.

< >

Partilhar Artigo