As razões que fazem de Porto Alegre uma das capitais culturais do Brasil

As razões que fazem de Porto Alegre uma das capitais culturais do Brasil

As razões que fazem de Porto Alegre uma das capitais culturais do Brasil

Artigo de André Cruz Martins

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é um dos destinos mais interessantes para visitar no Brasil. O estado mais a sul no país destaca-se pelo bonito centro histórico, onde é imperioso visitar a majestosa Catedral Metropolitana. Também chamada de Mãe de Deus, fica na Praça da Matriz e destaca-se pelas grandes dimensões. Só a cúpula tem 75 metros de altura e 18 de diâmetro. A igreja começou a ser construída em 1921 e só foi finalizada em 1986. Todo o granito utilizado na sua construção e no piso foi extraído das pedreiras nos arredores de Porto Alegre.

Leia ainda: Brasília, a discreta capital do Brasil esconde muitos encantos

Mesmo ao lado da Catedral Metropolitana fica a Escadaria da Borges. Se subir até ao topo, terá uma vista deslumbrante sobre Porto Alegre. Ainda pelo centro histórico, não deixe de admirar a beleza do Palácio Piratini, atual sede do poder executivo do Rio Grande do Sul. Já foi sede de 38 governos e para além de observar a beleza exterior, é possível visitar o seu interior, em visitas guiadas.

Duas atrações culturais

Porto Alegre é uma das cidades brasileiras com mais e melhores opções culturais. Um dos lugares incontornáveis é o Santander Cultural, que em 2019 mudou o nome para Farol Santander. É um centro de empreendedorismo, cultura e lazer. Acolhe exposições, palestras e sessões de cinema. O Grande Hall é destinado a exposições de artistas nacionais e internacionais.

Outra emblemática atração cultural é o Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Reúne o maior espólio de arte gaúcha, com quase 4 mil obras, desde o século XIX até aos dias de hoje. Também acolhe artistas internacionais nas mais variadas artes.

O enorme Mercado Público

Quando a fome apertar, um dos melhores locais para almoçar ou jantar é o Mercado Público. Fica em pleno centro histórico e possui 110 estabelecimentos. Há restaurantes de todo o tipo, desde especializados em peixe e marisco até comida brasileira, portuguesa, japonesa e macrobiótica. Também há pastelarias, padarias e frutarias. Destacam-se ainda os quiosques que vendem produtos tradicionais, como erva-mate, recipientes para beber chimarrão e mel.

Veja também: Belo Horizonte, uma das cidades mais modernas e excitantes do Brasil

Caso opte por um restaurante de comida gaúcha, delicie-se com umas magníficas costeletas. Normalmente são de vaca, costela de borrego e costela de porco, assadas e temperadas com sal grosso. Outro manjar dos deuses é a matambre recheado. É uma carne muito próxima da costela, muito tenra, recheada com queijo, cebola e linguiça. No que toca aos doces, experimente a vovó sentada. É impossível comer apenas um destes biscoitos em forma de V, muito estaladiços.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Porto Alegre.

< >

Partilhar Artigo

Top