Praias, safaris e cidades históricas: o deslumbrante Quénia espera por si

Praias, safaris e cidades históricas: o deslumbrante Quénia espera por si

Praias, safaris e cidades históricas: o deslumbrante Quénia espera por si

Artigo de André Cruz Martins

O Quénia é sem dúvida dos mais belos países em África, conseguindo agradar a vários tipos de viajantes. Oferece safaris incríveis, praias paradisíacas e cidades históricas, onde a influência da colonização portuguesa ainda é visível. Descubra mais sobre este país da África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda.

Duas praias deslumbrantes

O Quénia tem praias fantásticas, algumas das quais situadas em redor da cidade portuária de Mombaça, no sul do país. A Praia Diani, 30 quilómetros a sul de Mombaça, destaca-se pela água azul turquesa e areia branca. E apesar da cultura muçulmana que por aqui vigora, é muito comum ver-se mulheres de bikini.

Leia ainda: 5 dicas para fazer um safari em África sem gastar muito dinheiro

Se estiver mais para norte, no outro extremo do país, vai ficar deslumbrado com a Praia Watamu, conhecida como “a praia dos italianos”. Isto porque os italianos chegaram a esta região na década de 60 do século XX, quando a Itália e o Quénia celebraram um acordo para envio de satélites da costa do Quénia. Água morna e a possibilidade de fazer passeios de barco e snorkeling são as principais mais-valias desta praia. Estas duas praias são servidas por resorts de luxo, que permitem aos turistas passar alguns dias com todo o conforto.

A cidade histórica de Mombaça

Mombaça, cidade que já referimos, é um destino que vale a pena conhecer. Mistura influências africanas, persas, árabes, portuguesas e inglesas. Na cidade velha, visite a Fortaleza de Jesus, Património Mundial da Unesco desde 2011. Foi construído pelos portugueses no final do século XVI para proteger o porto de Mombaça. É um dos mais fiéis representantes da arquitetura militar portuguesa em África.

Veja também: As maravilhas do Ruanda, o surpreendente destino africano que poucos conhecem

Ainda no coração de Mombaça, passe pelo Mercado Marikiti, onde pode encontrar peixe, frutas, especiarias, café e outros produtos. Mas a atração mais conhecida são as Presas de Mombaça. São gigantes chifres de elefante construídos quando a rainha Elizabeth, de Inglaterra, visitou a cidade em 1952. São feitos de alumínio e marcam a entrada para o coração da cidade.

Safaris em dois parques nacionais

O Quénia possui inúmeras espécies selvagens de animais e nada melhor do que realizar um safari para as conhecer. Há dois parques nacionais que atraem a maior parte dos turistas. O Amboseli, em frente ao fantástico monte Kilimanjaro, é um deles. Para o visitar, tem de utilizar um carro 4×4, ou alugado, ou conduzido por um guia. Vai encontrar milhares de elefantes, muitas zebras, girafas e outros animais. Pode pernoitar em tendas ou lodges e muitos dos alojamentos têm cozinheiro incluído.

O outro parque nacional perfeito para safaris é o Masai Mara, na fronteira natural com a Tanzânia. Permite observar animais como elefantes, leões, girafas, zebras e milhares de gnus. Estes últimos cruzam o Lago Mara repleto de crocodilos, na grande migração que acontece anualmente entre agosto e outubro, entre o Serengeti e o Masai Mara.

Percorra a galeria e veja mais imagens do Quénia.

< >

Partilhar Artigo

Top