Pula, a cidade croata que é uma miniatura de Roma

Pula, a cidade croata que é uma miniatura de Roma

Pula, a cidade croata que é uma miniatura de Roma

Artigo de André Cruz Martins 10-03-2020

10-03-2020


Pula é uma bonita cidade costeira croata na região da Ístria, a maior península croata e a maior península do mar Adriático. Fica a 250 quilómetros da capital Zagreb e destaca-se pela sua histórica herança romana. Que é bem visível em lugares e monumentos que continuam muito bem preservados.

Leia ainda: Zadar, a cidade croata com monumentos originais e um famoso pôr do sol

Mas na verdade, a cidade já existia muito antes da presença romana. De acordo com descobertas em escavações arqueológicas, é de supor que a cidade nasceu cerca de 1 milhão de anos antes de Cristo. De resto, o centro histórico de Pula é uma autêntica viagem na história. É ideal para passear tranquilamente, enquanto observa os edifícios antigos, do tempo dos romanos. Alguns destes prédios e monumentos são considerados dos melhores exemplos da arquitetura romana no mundo. Esta região está ainda servida por belas praias, com mar azul-turquesa.

O famoso Coliseu

A sua mais famosa atração turística é o Coliseu, um dos anfiteatros mundiais da era romana mais bem preservados. Foi construído entre os anos 2 a.C. e 14 d.C., durante o reinado do imperador Augustus. Posteriormente, foi reconstruído e ampliado pelo imperador Vespasiano.

Foi local de inúmeras lutas de gladiadores durante os tempos do Império Romano. E na Idade Média foi usado para várias batalhas. As suas pedras foram reutilizadas em outros edifícios na cidade de Pula, incluindo o castelo, no século XV. Na época romana o Coliseu podia receber cerca de 20 mil espectadores. Hoje, consegue albergar até 5 mil. Para além de estar aberta a visitas, também acolhe concertos. Festivais, peças de teatro e outros eventos.

Os dois portões e o castelo

Pula foi cercada por muralhas desde o período romano até à época medieval. E havia 10 portões para entrar na cidade. No século XIX, as muralhas tornaram-se desnecessárias e foram demolidas. No entanto, uma parte ficou intacta, tal como dois portões: o Portão Gémeo e o Portão de Hércules. Destaca-se ainda o Arco do Triunfo, que foi construído no local do antigo Portão de Ouro, que era a principal entrada na cidade.

Veja também: Cavtat, o melhor segredo da Croácia

Não poderíamos deixar de fazer referência ao majestoso Castelo de Pula. Esta fortaleza em forma de estrela foi construída em meados do século XVII. Hoje em dia, o castelo acolhe o Museu Histórico da Ístria. Ali pode observar quase 50 mil artefactos dos vários períodos históricos da região. Destaca-se a fantástica coleção de armas.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Pula.

< >

Partilhar Artigo

Top