Puno, uma cidade sempre em festa em frente ao lago a mais altitude do mundo

Puno, uma cidade sempre em festa em frente ao lago a mais altitude do mundo

Puno, uma cidade sempre em festa em frente ao lago a mais altitude do mundo

Artigo de André Cruz Martins

Se estiver de viagem pelo Peru, Puno, no sul do país, é um destino muito interessante para explorar. Destaca-se por ser banhada pelo lago Titicaca, que em volume de água, é o maior lago da América do Sul. É ainda o lago navegável a mais alta altitude em todo o mundo, uma vez que a sua superfície se encontra 3 821 metros acima do nível do mar.

Próximo da fronteira com a Bolívia, Puno costuma ser o primeiro (ou o último) destino de viagem no Peru para os que viajam entre os dois países. Saiba o que não pode perder numa cidade que é muito diferente de tudo o que já viu.

As ilhas flutuantes do lago Titicaca

Em Puno, é obrigatório explorar as ilhas flutuantes do lago Titicaca. As mais famosas são Uros, Taquile e Amantani, que se fundiram numa só. As ilhas são como barcos e precisam de ser ancoradas com troncos mais grossos, caso contrário sairiam a “navegar” sem direção pelo Titicaca.

Leia ainda: Cempedak, a fantástica ilha privada que é só para adultos

As ilhas são feitas de junco, uma planta que nasce nas águas do Titicaca e que forma o piso base das ilhas, sendo também usada para construir casas, barcos e artesanato. E até serve de alimento.

Os moradores dividem-se no trabalho de fazer a manutenção das casas, pescar e atender os turistas. Cada casa fica pronta em três ou quatro dias, mas os telhados precisam ser trocados a cada três meses. Ao passearem pelas ilhas, os turistas podem entrar nas casas e comprar artesanato local. É possível pernoitar aqui. Há dois alojamentos com quartos privados e casa de banho partilhada.

Puno, cidade sempre em festa

Puno tem a curiosidade de ser considerada a capital folclórica do Peru. A cidade está em festa permanente, com eventos, músicas e danças, com os locais a usarem roupas muito coloridas. Estes rituais manifestam-se em inúmeras festas religiosas. As festas tradicionais são em honra das divindades andinas e as festas coloniais em honra da Santíssima Virgem.

Uma coisa é certa: seja qual for a altura do ano em que visite a cidade, vai encontrar muita animação e cor. Aproveite a oportunidade e entre no ritmo da festa.

O que ver e fazer na cidade

Puno é uma cidade pequena, mas bastante interessante. Local obrigatório de passagem são as Sillustani, as ruínas de torres funerárias, cuja construção remonta ao século XV. As torres atingem os 12 metros de altura e serviam para sepultar os nobres, mas também os seus empregados, animais e objetos pessoais. Deste local, tem-se uma vista fantástica para o lago Titicaca.

Veja também: As cataratas e outros cenários naturais deslumbrantes da Foz do Iguaçu

Visite também a Catedral de Puno, na Plaza de Armas, a principal praça da cidade. Foi declarada Património Histórico Cultural da Nação do Peru em 1972. Trata-se de um edifício feito inteiramente de pedra e a sua construção terminou em 1747. O interior da catedral é mais austero do que é sugerido pelo seu exterior, destacando-se ainda assim as imagens do Senhor da Agonia e da Virgem dos Remédios.

E se quiser desfrutar melhor vista sobre Puno e sobre o Titicaca, desloque-se até ao Miradouro de Kuntur Wasi. Vai ficar deslumbrado com tanta beleza.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Puno.

< >

Partilhar Artigo

Top