Riade: é possível conhecer uma bela cidade num dos regimes mais autoritários do mundo

Riade: é possível conhecer uma bela cidade num dos regimes mais autoritários do mundo

Riade: é possível conhecer uma bela cidade num dos regimes mais autoritários do mundo

Artigo de André Cruz Martins

Riade é a capital da Arábia Saudita e uma metrópele de grandes dimensões. Com cerca de 7 milhões de habitantes, tem um estilo de vida frenético e é um grande centro industrial e de negócios, nomeadamente no setor petrolífero. Fica no centro da península arábica e os prédios vanguardistas contrastam com as antigas construções em estilo clássico. E apesar de ter um dos governos mais autoritários do mundo, é possível aos turistas conhecerem as suas atrações turísticas sem grandes dificuldades. E ainda provarem uma fantástica gastronomia.

A Kingdom Centre Tower

A Kingdom Centre Tower é o cartão postal de Riade. Com 65 andares e 302 metros de altura, foi inaugurada em 2002, sendo um dos edifícios mais luxuosos da Arábia Saudita. Lá dentro encontramos o enorme centro comercial Al-Mamlaka, com 57 mil metros quadrados, escritórios, um hotel de luxo (o Four Seasons Hotel Riyadh) e apartamentos.

Leia ainda: 5 dicas para fazer um safari em África sem gastar muito dinheiro

Mas o mais impressionante é a ponte aérea de 65 metros de comprimento, no topo do arranha-céus. Trata-se de uma estrutura de aço de 300 toneladas, que se encontra num corredor fechado, com janelas em ambos os lados. É possível subir até lá cima e observar uma vista deslumbrante sobre Riade.

Museu Nacional da Arábia Saudita

Outro ponto turístico incontornável é o Museu Nacional da Arábia Saudita. É impossível não ficarmos impressionados com a grande coleção de manuscritos, artefatos e outros documentos que contam a história da península arábica e do Islão. Conta com um dos maiores acervos do passado dos povos árabes e das civilizações de uma das regiões mais antigas.

O Parque King Abdullah e a Fortaleza de Masmak

Em contraste com os inúmeros arranha-céus e trânsito caótico, encontramos o Parque King Abdullah. Esta enorme mancha verde proporciona passeios agradáveis e tem vários parques de diversões para crianças. Caso queira relaxar em comunhão com a natureza, num ambiente bucólico, este é o local indicado.

A Fortaleza de Masmak, construída em 1865 durante o reinado de Mohammed ibn Abdullah ibn Rasheed, é outro lugar a visitar. Teve grande importância histórica, uma vez que foi essencial para a consolidação do reino saudita. Hoje em dia funciona como um grande museu que mostra os costumes sauditas e faz o elogio da monarquia local.

Gastronomia

Em Riade não faltam bons restaurantes para saborear a comida saudita. Um dos pratos típicos é o Kultra, uma espetada de frango ou carneiro bastante condimentada. Já a Esfiha é uma tarte, normalmente de carne, temperada com tomate, cebola e tahine (molho de gergelim).

Veja também: Os melhores destinos para ver auroras boreais

Em praticamente todos os restaurantes vai encontrar o Tabule, uma salada com triguilho, tomate, pepino, salsa, hortelã sumo de limão e pimenta. O Baba Ganoush é um patê com beringela assada, tahine e sumo de limão. É servido como aperitivo com pão sírio.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Riade.

< >

Partilhar Artigo

Top