Riviera Maya: Fascinante e repleta de contrastes

Riviera Maya: Fascinante e repleta de contrastes

Riviera Maya: Fascinante e repleta de contrastes

Artigo de Redação

O México é um país muito particular, tão grande em superfície, como em recursos naturais e beleza. É uma terra de contrastes, desde o Norte árido à costa do Pacífico, passando pelo centro barroco e colonial até chegar à conhecida Península de Yucatán, berço de culturas milenárias. Neste enclave privilegiado pela Natureza, os vestígios dos seus antigos habitantes subsistem através de um sol radiante e junto a umas praias de areia branquíssima. Hoje em dia, é um destino preferido por turistas de diversas nacionalidades que ali encontram um equilíbrio perfeito entre o descanso, a cultura e a diversão.

A cerca de 90 quilómetros do aeroporto de Cancun, fica a Riviera Maya, um verdadeiro paraíso natural banhado pelas águas do Mar das Caraíbas. Possui uma costa de mais de 120 quilómetros entre Puerto Morelos e Punta Allen, região da Península de Yucatan. Devido

O México é um país completo para as suas férias. Aqui, descobrirá praias paradisíacas, cidades coloniais, locais arqueológicos e inúmeros cenários naturais ao seu clima semitropical, com uma temperatura média anual de 25°C, é considerado um dos destinos turísticos de maior crescimento durante a última década. Aqui, é possível descansar em luxuosos resorts escondidos na floresta, que oferecem alternativas de diversão e descanso nos seus campos de golfe e exclusivos spas; ou nas suas praias de areia branca, como as do Secreto e Paraíso, onde poderá apanhar sol e praticar todo tipo de actividades aquáticas, como mergulhar nos espectaculares corais que dão forma ao maior recife maia, situado à frente das suas praias. Também descobrirá antigas cidades maias como Cobá e Tulum, esta última à beira-mar; e conhecerá incríveis reservas ecológicas como Sião Ka´an, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, onde poderá praticar também o ecoturismo, pesca do peixe vela e marlim, entre outras actividades ao ar livre, tais como caminhadas ou andar a cavalo, com o mar das Caraíbas como cenário principal.

Durante a visita à Riviera Maya, não deixe de visitar Xcaret e Xel-Há, os dois parques temáticos mais importantes do México, onde, além de observar magníficos exemplos da flora e fauna local, terá a oportunidade de praticar snorkel nos rios subterrâneos, uma experiência inesquecível. Ao fim da tarde, é altura ideal para comer uma deliciosa lagosta, descobrir os espaços para dançar ou outra diversão nocturna, no fundo, desfrutar o melhor da vida.

Visitas obrigatórias

Na Riviera Maya poderá fazer caminhadas ou andar a cavalo enquanto admira as suas belas paisagens e os cenários selvagens banhados pelo Mar das Caraíbas, ou entrar nas profundidades de um poço natural (espelho de água que está ligado através de um subterrâneo) e deslizar com um cabo de aço, ajudado por uma polia, nos troncos das árvores.

 

Pirâmide Kukulcán, em Chichén Itzá

Uma das actividades imperdíveis, quando se visita a Riviera Maya, é fazer uma excursão a Chichén Iztá. O melhor é partir bem cedo, porque o sol a meio da manhã torna o passeio quase insuportável e é uma pena não conseguir desfrutar em pleno do que resta de uma cidade maia. Vale a pena percorrer todo o perímetro e vasculhar todos os cantos. Um dos símbolos da antiga cidade maia de Chichén Itzá é a pirâmide Kukulcan, que representa um calendário anual em pedra, que marca os solstícios e equinócios, e é composta por 91 degraus de cada lado, que totalizam 364.

A plataforma superior, comum aos quatro lados, soma 365, como os dias do ano. Fundada por volta de 514 antes de Cristo, a cidade de Chichén Itzá foi abandonada em 670 e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do Nordeste de Yucatán.
O templo-pirâmide de Kukulcán, considerado como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, é, a par do Observatório, uma construção bem representativa dos interesses e dos conhecimentos de astronomia e de matemática dos maias, bem reflectidos na arquitectura.

 

Para os amantes do mergulho

A Riviera Maya conta com inúmeros locais onde poderá praticar mergulho, snorkel e espeleomergulho, cercado por espectaculares formações de corais, pertencentes ao grande recife maia, e também poderá explorar extraordinários sistemas subterrâneos, povoados por uma enorme biodiversidade de espécies marinhas:

– Parque Ecológico de Xpu-Há;
– Reserva de la Biosfera de Sian Ka’an
– Xel-Há
– Xcaret
– Playa del Carmen
– Majahual
– Parque Natural Aktun Chen

 

Saúde

Se está a efectuar algum tratamento médico, leve os medicamentos consigo como bagagem de mão, mas não o despache no check-in. Como medida de precaução, beba sempre água engarrafada e seja prudente com a exposição ao sol, use sempre o protector.

 

Gastronomia

Possui várias influências, o que resultou numa combinação de gostos indígenas, europeus e americanos, pratos sempre muito condimentados. O ingrediente mais utilizado é o milho, seguindo-se o chili, o tomate e o abacate. Entre os seus pratos típicos, destacam-se as enchiladas, tacos e tortilhas.

 

Gorjetas

Não é costume estarem incluídas nas contas dos bares e restaurantes. Deve calcular 10 a 15 por cento sobre o total da factura.

Guia do viajante

Onde ir

Pirâmide Kukulcán
Ruínas de Tulum
Xel-Ha
Playa del Carmen
Xcaret
Reserva Biosfera Sian Ka'an
Parque Tres Ríos
Cobá

Onde comer

Cantina Habanero
Carboncitos
Oh Lala!

Onde ficar

Gran Bahia Principe
Hotel Magic Blue
Hotel Secrets Silversands Riviera
Pirâmide Kukulcán

Uma das actividades imperdíveis, quando se visita a Riviera Maya, é fazer uma excursão a Chichén Iztá. O melhor é partir bem cedo, porque o sol a meio da manhã torna o passeio quase insuportável e é uma pena não conseguir desfrutar em pleno do que resta de uma cidade maia.

Ruínas de Tulum

São uma das principais atracções da Riviera. Para quem pretende aliar cultura, história e praias paradisíacas, este é um lugar a não perder. Em frente ao templo principal existe uma praia de águas muito azuis, que pode usar para se refrescar enquanto visita os templos.

Xel-Ha

Para os amantes do mergulho, é um dos sítios mais incríveis da Riviera Maya. Pode-se mesmo dizer que é como mergulhar num aquário natural, onde as águas calmas e frescas dos rios se encontram com o oceano. Rodeado pela selva, existem cavernas e muitas rochas para explorar; a fauna é simplesmente espectacular. Mesmo que nunca tenha feito mergulho, vale a pena visitar este parque, pois pode aprender rapidamente.

Playa del Carmen

Esta é uma das zonas mais turísticas da Riviera Maya, cheia de pequenas lojas e restaurantes, sítio ideal para quem pretende comprar recordações e lembranças da viagem ao México. Esta povoação vive maioritariamente do turismo e do comércio, e mesmo que não procure comprar nada, vale a pena visitar e passear pelas suas ruas.

Xcaret

É um dos parques naturais mais belos do Mundo. Em tempos, já foi um porto de embarque da civilização maia; hoje, é uma das principais atracções do México. É um verdadeiro paraíso sagrado da Natureza e foi, por mais de um milénio, um dos mais importantes centros cerimoniais e porto maia. Hoje, é um incrível parque eco-arqueológico, onde é possível desfrutar de momentos maravilhosos. De entre as suas muitas atracções destacam-se o rio subterrâneo, que poderá percorrer a nado, e um aquário único repleto de peixes coloridos e imensos corais. Poderá ainda admirar uma infinidade de aves, o mariposário e o Jardim Botânico. À noite, pode aproveitar para fazer uma viagem pelas tradições do mundo maia e assistir a um espectáculo folclórico ao ar livre.

Reserva Biosfera Sian Ka'an

No canal de Chunyaxché tem-se um acesso pela água para a reserva, na qual poderá fazer um passeio de barco pelos sinuosos canais que correm entre os mangues, onde poderá admirar centenas de pássaros, ruínas cercadas por água, terras pantanosas e lagoas.

Parque Tres Ríos

Está situado a 11 quilómetros ao Norte da Playa del Carmen, Cancun-Tulum. É um ecoparque localizado numa zona da floresta subtropical, onde poderá viver uma experiência inesquecível com a Natureza.

Cobá

Pode ter sido a maior das cidades maias, reunindo, provavelmente, cerca de 40.000 habitantes antes do seu abandono, por volta de 900 d.C. As construções estão espalhadas por uma área imensa, muitas delas encafuadas na selva. Calcula-se que possam existir cerca de 6.500 estruturas, das quais apenas uma ínfima parte se encontra à vista e restaurada. Quase não há visitantes, pelo que a caminhada – oito quilómetros de trilhos assinalados – se pode fazer numa quase solidão. É uma das experiências mais gratificantes de uma viagem ao Yucatán. Quem estiver disposto a fazer esta caminhada, convém, contudo, não abandonar os caminhos sinalizados e preparar-se para o calor húmido e sufocante da selva e para as investidas dos mosquitos.

Gran Bahia Principe

O Dolphinaris Tulum, um aquário de golfinhos, está disponível na propriedade e permite que os hóspedes nadem com golfinhos. Também com uma piscina exterior, acesso Wi-Fi gratuito e um spa, o Grand Bahia Principe Tulum – All Inclusive está localizado em Akumal, no México.

Hotel Magic Blue

Esta acomodação fica a 4 minutos a pé da praia. Este hotel boutique fica localizado no coração de Playa del Carmen, a poucos passos da vida noturna e das atrações da área, e dispõe de acomodações de luxo, junto com amenidades e serviços de primeira classe.

Hotel Secrets Silversands Riviera

O Secrets Maroma Beach Riviera Cancun é uma propriedade premiada com o AAA Five Diamond Award e exibe 12 piscinas, 9 restaurantes diferentes e um café. Também proporciona uma ampla variedade de actividades no local, como ioga e aulas de mergulho.

Cantina Habanero

Gastronomia mexicana e latina.

Carboncitos

Steakhouse, Marisco, Mexicana

Oh Lala!

Mediterrâneo, Marisco, Internacional, Europeu

Clima

A temperatura está condicionada pela altitude. As terras quentes, como a Península de Yucatán, possuem um clima tropical. Ao contrário, México D.F., que está situada a 2.225 metros de altitude, possui um clima bastante fresco, à volta de 18º C em média.

Documentos

Passaporte em ordem para cidadãos portugueses (validade mínima de seis meses). No acto da reverva, deverá deixar uma fotocópia do seu passaporte.

Outras Informações

Moeda: Peso Voltagem eléctrica: A corrente é de 110 volts, sendo por isso necessário um transformador. Idioma: Espanhol Fuso horário: - 6 horas

Partilhar Artigo

Top