Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina

Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina

Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina

Artigo de André Cruz Martins

Caso pretenda fazer uma road trip pela América do Sul, uma excelente opção é partir de São Paulo, no Brasil e ter como destino Buenos Aires, capital da Argentina. Pelo meio, ainda vai passar pelo Uruguai. São 11 dias a toda a velocidade e com muitos quilómetros de estrada percorrida. Mas também com muitas horas a visitar algumas das mais belas cidades brasileiras, uruguaias e argentinas. Obviamente que poderá optar por realizar o mesmo roteiro de forma mais calma, ao longo de mais dias, mas escolhemos esta opção “sempre a acelerar” para o caso de não ter muito tempo disponível.

Dia 1 – São Paulo-Curitiba
De São Paulo a Curitiba (capital do estado do Paraná) são 407 quilómetros, através da auto-estrada BR 116, que proporciona lindas paisagens. A velocidade moderada, são cerca de cinco horas e meia de caminho. Se sair de manhã cedo, ainda tem boa parte da tarde e a noite para aproveitar em Curitiba.

Nada melhor do que percorrer o centro histórico de Curitiba, onde pode começar por visitar a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas. Dois dos museus mais interessantes são o Museu Paranaense, onde é contada a evolução do estado do Paraná e o Museu Ferroviário, que conta a história do comboio no Brasil e um pouco por todo o mundo.

De São Paulo a Curitiba são 407 quilómetros, através da auto-estrada BR 116, que proporciona lindas paisagens

Para jantar, aconselhamos o KF Grill, uma churrasqueira que serve cerca de 25 variedades de carnes. Também há um rodízio de massas, mesa de frios, saladas e pratos quentes e ainda um buffet de sushi e sashimi.

Dia 2: Curitiba – Balneário Camboriú
No segundo dia desta road trip, pode explorar o magnífico jardim botânico de Curitiba, cujo destaque é a estufa de vidro sol no Parque Tanguá. De seguida, caminhe até à Rua 24 Horas e visite alguma das suas pequenas lojas de comércio local. Para almoço de despedida da cidade, pode experimentar um dos restaurantes do Mercado Municipal ou do bairro Italiano de Santa Felicidade.

Leia ainda: Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar

Está na hora de se voltar a fazer à estrada, para percorrer os 222 quilómetros que separam Curitiba de Balneário Camboriú, a cidade mais visitada no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. Conte com cerca de três horas de viagem, através da BR-376 e da BR-101.

Certamente que ainda chegará a tempo da hora do jantar. Recomendamos o restaurante Sabores do Mar, na agitada Avenida Atlântica, de frente para o mar. As estrelas da companhia são os camarões, os peixes, as paellas e as lagostas. E se ainda tiver forças, aproveite a conhecida vida noturna da cidade. Sugerimos a Green Valley, a principal discoteca da região e que já ganhou eleições de melhor discoteca do mundo.

Para almoço de despedida de Curitiba, pode experimentar um dos restaurantes do Mercado Municipal

Dia 3: Desfrute da magnífica praia de Balneário Camboriú
Quer acorde cedo ou um pouco mais tarde, no caso da noite anterior ter sido animada, pode dirigir-se à Praia Central, o local onde tudo acontece em Balneário Camboriú. Para além da excelente praia, é lá que está a Avenida Brasil, que é a maior área de comércio da cidade e a Avenida Atlântica, com o seu calçadão na beira da praia. Na zona, não faltam excelentes bares e restaurantes.

Dia 4: Balneário Camboriú – Porto Alegre
Faça-se à estrada de manhã em direção a Porto Alegre, uma longa viagem de 520 quilómetros, que vai demorar cerca de sete horas e meia ser cumprida, com paragens pelo meio para refeições e abastecimento.

Deverá chegar a Porto Alegre pouco antes da hora de jantar. Uma boa opção é o restaurante Hashi, que mistura culinária asiática com a carne gaúcha, preparada na brasa.

Faça-se à estrada de manhã em direção a Porto Alegre, uma longa viagem de 520 quilómetros

Dia 5: Explore Porto Alegre
Tire o dia para desfrutar de Porto Alegre. Não pode deixar de passar pela famosa Rua Gonçalo de Carvalho, em que as inúmeras árvores formam uma espécie de túnel. Os locais dizem que se trata da rua mais bonita do mundo. Visite ainda o Mercado Público, no centro histórico, uma construção neoclássica. Lá vai encontrar à venda muito chimarrão (ou não estivéssemos em Porto Alegre), outros produtos típicos e artesanato. A banca 40 é conhecida pelos gelados deliciosos.

Visite ainda o Santander Cultural, um museu que apresenta exposições temporárias de variada índole, mas com enfoque em arte moderna e contemporânea. Para compras, o melhor local é o Barra Shopping Sul. Uma das mais belas igrejas da cidade é o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Madre de Deus, uma igreja católica localizada no topo do morro da Pedra Redonda. Para além da beleza do seu interior, destaca-se por proporcionar uma vista fantástica sobre Porto Alegre.

Leia também: Sugestões para umas férias perfeitas em São Tomé e Príncipe

Dia 6: Porto Alegre – Punta del Este (Uruguai)
Prepare-se porque este é o dia mais cansativo desta road trip, com uma viagem de 736 quilómetros entre Porto Alegre e Punta del Este, no departamento de Maldonado, em pleno Uruguai. Com paragens pelo meio, deverá demorar entre 10 a 11 horas para cumprir o trajeto, ao longo da BR -116, BR – 471 e Itinerário 9.

O sexto dia é o mais cansativo desta road trip

Dia 7 – À descoberta de Punta del Este
Punta del Este já foi considerado o destino de praia mais luxuoso na América do Sul pela revista “Forbes”, à frente de Cartagena de Indias (Colômbia), Armação de Búzios e Balneário Camboriú (ambos no Brasil).

O porto de Punta del Este encontra-se no centro da cidade e é servido por fantásticos restaurantes e bares, destacando-se o marisco sempre fresco. No porto, estão atracadas luxosas embarcações. Uma das atrações mais conhecidas da cidade é o monumento Los Dedos, criado em 1982 pelo artista plástico chileno Mario Irarrázabal. Trata-se de uma escultura que representa uma mão gigante na areia da Praia Brava, sendo apenas visíveis os enormes dedos.

Punta Ballena fica a 15 minutos de carro de Punta del Este. É lá que encontra a Casapueblo, que em tempos foi uma casa de verão do famoso artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró. Hoje em dia, é museu, galeria de arte, loja, restaurante e hotel. Ao final da tarde, parta em direção a Montevideu, capital do Uruguai. São apenas duas horas de viagem, através da Ruta 8.

Dia 8 – Um dia na bela capital do Uruguai
Em Montevideu, é incontornável um passeio pela Plaza Independencia, situada no limite entre a cidade velha e a nova zona. Lá encontramos a Puerta de la Ciudadela, um portal simbólico de acesso ao centro histórico da cidade e que ainda conserva construções de arquitetura neoclássica espanhola. Na Plaza Independencia fica ainda um mausoléu com os restos mortais do General José Gervasio Artigas, um dos mais importantes estadistas da Revolução do Rio de la Plata. Existe ainda um monumento equestre com 17 metros de altura em homenagem a este herói nacional da independência.

Em Montevideu, é incontornável um passeio pela Plaza Independencia

Na cidade velha, visite o Mercado del Puerto, onde se encontram alguns dos melhores restaurantes de Montevideu. A capital uruguaia está muito bem servida de museus. Destacamos o Museu da Casa do Governo, no Edificio José Artigas, antiga sede do governo uruguaio. Podemos conhecer a evolução da história do Uruguai e objetos pessoais de muitos presidentes do país.

Dia 9 – Montevideu-Buenos Aires
Parta para o seu último destino, Buenos Aires, a capital da Argentina. Desde Montevideu são cerca de 600 quilómetros, que demorará pelo menos nove horas a cumprir, com paragens.

Dias 10 e 11 – À descoberta de Buenos Aires
Reservámos os dois últimos dias da sua road trip para explorar a fantástica capital da Argentina. É incontornável uma visita à Casa Rosada, a sede da presidência da Argentina, cujo edifício passou a ser pintada de rosa em 1870. Há duas explicações para a cor: uma que representaria a união de dois partidos políticos e a outra que se terá usado sangue bovino misturado com tinta da época.

A Plaza de Mayo é a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires e o centro da vida política de Buenos Aires, desde a época colonial até a atualidade. Em seu redor encontram-se vários dos principais monumentos da cidade, como o Cabildo histórico, a já mencionada Casa Rosada, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, o edifício do Governo da cidade de Buenos Aires e a casa central do Banco Nación.

A Plaza de Mayo é a principal praça do centro da cidade de Buenos Aires

Um monumento interessante a visitar é o Obelisco, que foi criado para comemorar os 400 anos de fundação da cidade. Está localizado no cruzamento entre as avenidas Corrientes e 9 de Julho. Esta última já foi considerada a avenida mais larga do mundo. Um dos museus mais interessantes é o O Museu de Arte Latino-Americana, que fica no bairro de Palermo.

Outro local a não perder é o Cemitério da Recoleta, onde estão enterradas algumas celebridades argentinas, entre elas o General Alvear e Evita Perón. Na visita guiada gratuita é possível conhecer detalhes dos túmulos mais importantes, alguns dos quais são monumentos históricos nacionais.
Para provar a fantástica gastronomia argentina, nomeadamente as suas fantásticas carnes, aconselhamos o restaurante El Baqueano. Localizado no bairro de San Telmo, serve apenas um menu degustação, com sete pratos, que vai mudando mensalmente. São cinco pratos salgados, todos preparados com carnes nativas da Argentina, uma visita e uma sobremesa.

Percorra a galeria e veja imagens dos locais de passagem desta road trip.

Fotos: DR

  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
  • Uma road trip que proporciona 11 dias fantásticos entre Brasil, Uruguai e Argentina
< >

Partilhar Artigo

Top