Um roteiro pela encantadora Suazilândia, o país mais pequeno do hemisfério sul

Um roteiro pela encantadora Suazilândia, o país mais pequeno do hemisfério sul

Um roteiro pela encantadora Suazilândia, o país mais pequeno do hemisfério sul

Artigo de Redação 05-06-2023

05-06-2023


A Suazilândia é o país mais pequeno do hemisfério sul. Fica na África Austral, limitado a leste por Moçambique e em todas as outras direções pela África do Sul. Apesar de não ser muito turístico, este pequeno e montanhoso país, sem saída para o mar, tem muitos encantos para explorar.

Leia ainda: Botsuana, dos melhores safaris do mundo ao deserto interminável

A melhor forma para lá chegar é vindo da vizinha África do Sul. A capital Mbabane encontra-se a cerca de duas horas de carro do Kruger Park, local conhecido pelos safaris. Apesar de se tratar da última monarquia absoluta no país, não se assuste, pois é seguro visitar a Suazilândia.

O melhor da capital Mbabane

A melhor porta de entrada na Suazilândia é a capital Mbabane. Tem cerca de 100 mil habitantes e está 1200 metros acima do nível do mar. Para se misturar com os locais, nada melhor do que viajar nos miniautocarros. O trânsito é caótico, praticamente sem regras de trânsito. Não deixe de visitar o Mercado de Artesanato, onde vai poder encontrar o artesanato típico do país, mas também frutas, verduras e roupa. O ponto mais turístico da cidade é a Rua Allister Miller, com muitas lojas, centros comerciais e restaurantes.

Três restaurantes na capital

A carne de cabra e de vaca, servida com milho, é um prato muito comum na Suazilândia. Se gostar de doces, tem de provar o sitfubi, doce de leite cozido e misturado com farinha de milho. O restaurante Ramblas é um dos mais conceituados na capital Mbabane. Destaca-se pelos saborosos pratos de carne. Outro excelente restaurante é o Ocean Basket, rede sul-africana de restaurantes especializada em marisco. E caso queira matar saudades da comida portuguesa desloque-se ao Adega.

A Reserva Natural de Mantenga

A 20 quilómetros da capital fica a Reserva Natural de Mantenga. É uma réplica de uma vila suázi do século XIX e existem visitas guiadas com moradores locais, sendo possível entrar nas casas tradicionais. Avisamos para algo que infelizmente continua a ser um costume local: a total subjugação das mulheres aos homens. Poderá também observar espetáculos de dança tradicional sibhaca. E visitar as belas cataratas, embora seja proibido tomar banho lá. Conheça ainda o Museu Nacional da Suazilândia, que conta a história do país e as tradições do povo suázi.

Partilhar Artigo