Salónica, uma cidade grega com história, boa gastronomia e animada vida noturna

Salónica, uma cidade grega com história, boa gastronomia e animada vida noturna

Salónica, uma cidade grega com história, boa gastronomia e animada vida noturna

Artigo de André Cruz Martins

Salónica, a segunda maior cidade da Grécia, é um destino menos popular do que Atenas ou do que as ilhas gregas, mas merece ser descoberto. Com uma história milenal, é a capital da região da Macedónia Grega. Situada no norte do país, destaca-se pelos belos monumentos, alguns dos quais do período Bizantino. É ainda conhecida pela animada vida noturna, até porque tem uma população bastante jovem. E não podemos deixar de realçar o facto de ser a capital gastronómica do país.

A praça histórica e os monumentos

A Praça Aristóteles, bem no centro da cidade, é o coração de Salónica, onde os prédios modernos se misturam com as antigas construções bizantinas. É aqui que começa um longo paredão de quase 5 quilómetros à beira-mar, ideal para longas caminhadas enquanto se observa uma vista magnífica.

É precisamente à beira do mar que encontramos a Torre Branca, o símbolo da cidade. Construída em finais do século XV, após a conquista de Salónica pelos turcos, substituiu uma torre bizantina anterior. Tem seis andares e foi transformada em museu.

Leia ainda: 10 cidades europeias baratas para visitar em 2019

Na cidade velha fica a antiga Cidadela Bizantina, com parte do muro a ter sobrevivido ao grande incêndio que destruiu quase todo o centro da cidade, em 1917. Outro monumento a não perder é a Igreja São Demetrius, o santo patrono de Salónica. Foi construída no século VII, por cima de ruínas de antigos banhos romanos. Foi reconstruída após o incêndio de 1917.

A animada vida noturna

Em Salónica não faltam cafés e bares que estão cheios todos os dias da semana, principalmente durante a noite. A zona mais animada é o distrito histórico de Ladadika, onde também encontra boas discotecas. Outra zona com noite animada é em redor da praça Aristóteles, com ruas fechadas para automóveis cheias de bares e discotecas. O positivo da noite de Salónica é que agrada a todo o tipo de pessoas, pois tem lugares muito chiques e seletivos a outros bastante simples e abertos a todos.

A capital gastronómica da Grécia

Salónica é considerada a capital gastronómica da Grécia. O seu prato mais famoso é o Soutzoukakia. São almôndegas com vários temperos, molho de tomate, pita souvlaki e molho de iogurte. Outra comida típica é a Tirokafteri, uma entrada que combina queijo feta, azeite, paprika e pimenta. Como sobremesa, experimente o Bougatsa, feito com massa folhada e recheada com creme doce e canela.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Salónica.

< >

Partilhar Artigo

Top