As magníficas praias, a reserva natural e muito mais para explorar em Saly Portudal, no Senegal

As magníficas praias, a reserva natural e muito mais para explorar em Saly Portudal, no Senegal

As magníficas praias, a reserva natural e muito mais para explorar em Saly Portudal, no Senegal

Artigo de André Cruz Martins

Saly Portudal, uma estância balnear no Senegal, 80 quilómetros a sul da capital Dakar, é o destino da maioria dos turistas que visitam o país. É conhecida pela qualidade dos areais, pelas paisagens de encantar e pelos resorts de luxo. E a apenas 15 quilómetros do centro de Saly Portudal fica a Reserva de Bandia, onde é possível ter contacto com inúmeras espécies animais no seu habitat natural. Caso queira aventurar-se pela culinária local, não faltam ainda pratos deliciosos para saborear.

As praias, o lago rosa e as aldeias típicas

As magníficas praias são a imagem de marca de Saly Portudal. A grande maioria são de pequena dimensão e destacam-se pela areia fina com palmeiras e pelo mar tranquilo, com temperaturas quase sempre entre os 28 e os 30 graus. E existem vários resorts de luxo à disposição para que possa ficar instalado com todo o conforto.

Leia ainda: Lesoto, o paraíso africano com paisagens fantásticas e um incrível parque nacional

Saly Portudal também é famosa pelo Lago Rosa, que deve o nome à sua cor, que se explica pelos altos níveis de sal que ali existem. Não deve ainda deixar de passar por Fulani, uma aldeia tradicional, onde pode contactar com a população local, que vive essencialmente da pesca e da apanha do sal e que se destaca pela grande hospitalidade. E não é nada incomum convidarem os estrangeiros para almoçar ou jantar nas suas casas.

A Reserva de Bandia

A apenas 15 km de Saly fica a Reserva de Bandia, onde é possível observar muitas espécies animais no seu habitat natural. Aqui vai poder observar girafas, zebras, búfalos, rinocerontes, macacos, avestruzes e muitos outros animais. A melhor forma de explorar a área é através de um safari de jipe, com guia. E a boa notícia é que a maioria dos animais não mostra grande receio da aproximação dos humanos, o que proporciona fotografias e vídeos magníficos. Tenha no entanto cuidado com as avestruzes, que costumam ser bastante agressivas. Desses animais não convém chegar muito perto.

Gastronomia com muito peixe e marisco

A gastronomia senegalesa foi muito influenciada pela comida europeia e africana. Em Saly Portudal, há muito peixe e marisco, sempre frescos. O cuscuz também é muito utilizado. Também se come alguma carne, principalmente de cordeiro e aves. Já a carne de porco é rara, pois a esmagadora maioria do povo senegalês é muçulmano. Diz-se que os amendoins senegaleses são os melhores do mundo, aparecendo sempre a acompanhar uma cerveja.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Saly Portudal.

< >

Partilhar Artigo

Top